ColunistasCOLUNISTAS

Douglas Silva

Autor: Douglas Silva

Que tipo de tirador de selfie você é?

5/4/2017 - Mairinque - SP

Muito além do narcisismo podemos observar cada vez mais em dias atuais uma necessidade ao culto a própria imagem.

Entre muitos comportamentos de exposição da própria imagem está inserido em nossa sociedade o comportamento de se autofotografar, ato mais conhecido como tirar Selfie geralmente se caracteriza por uma foto digital, que uma pessoa tira de si mesma as selfies que envolvem várias pessoas fotografadas são conhecidas como "selfies em grupo”.

Provavelmente ao ler esse artigo você já deve ter associado que você faz. Seu pai, mãe e irmãos e amigos, também, em algum momento já fez uma pose para uma Selfie.

Mas qual é o motivo que leva tanta gente a aderir a esta mania de tirar autorretratos? A resposta em partes está relacionada ao termo já mencionado à cima: narcisismo, mas também podemos observar que há uma motivação social, geralmente levando a auto-obsessão ao exibicionismo seja ele individual ou coletivo. "É importante reconhecer que nem todo mundo é um narcisista," defende Steven Holiday, da Universidade Brigham Young (EUA). No entanto, devemos ficar atentos às características desses tiradores de Selfie.

Portanto, compartilho com vocês dados de uma pesquisa realizada por Holiday que identificaram três categorias de tiradores de Selfie: “os comunicadores, os autobiógrafos e os autodivulgadores”.

Os comunicadores usam as selfies principalmente para envolver seus amigos, familiares ou seguidores em uma conversa: "O negócio deles é a comunicação bidirecional". Os autobiógrafos usam as selfies como uma ferramenta para registrar eventos importantes em suas vidas e preservar memórias significativas. E, embora as pessoas neste grupo gostem que outros vejam suas fotos, elas não estão necessariamente buscando o feedback e o envolvimento que os comunicadores buscam. Os autodivulgadores se congregam no menor dos três grupos. "São as pessoas que amam documentar suas vidas inteiras", disse Harper Anderson, coautor da pesquisa. "E, ao documentar e compartilhar suas vidas, elas esperam apresentar a si mesmas e as suas histórias sob um aspecto positivo." Por tanto, diante dessa leitura a luz da pesquisa realizada por “Steven Holiday”, onde você se encaixa? Devemos lembrar que apesar das muitas características, as imagens vão se tornando um grande facilitador para o registro de nossa época, na qual podemos ampliar nossa visão sobre os selfies e a comunicação visual que esse comportamento pode proporcionar para a história visual da nossa sociedade.

 

Leia mais : http://douglassilvapsico.wixsite.com/arte-psicologia

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp