ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Como tornar seu currículo atrativo

13/7/2019 - Mairinque - SP

Deixar o currículo mais atrativo é sem dúvidas a iniciativa de diversos profissionais no mercado de trabalho e alguns pontos são essencialmente estratégicos quando se avalia do ponto de vista da empresa. Pensando assim, eis um texto que reforça tendências perante o mercado de trabalho e a disposição para auxiliar na atratividade de currículos.

Para início de apresentação, os contatos e dados são os primeiros a se por no currículo e aparecem embaixo do nome do candidato normalmente. Não exagerar nas informações são os pedidos de recrutadores e selecionadores de perfil. Coloque o endereço para a empresa saber a distância que você irá fazer para o trabalho além de telefone, e-mail e outras informações caso a empresa solicite como CNH ou idade. É importante ter cuidado quanto suas informações e para quais recrutamentos está disponibilizando. Verifique se a vaga existe.

A seguir vem o objetivo, a posição ou área que almeja. Em se tratando de entrevistas, certifique-se que a função a qual se candidatou é a mesma do assunto de e-mail ou do anúncio da ofertante. Erros podem sanados antecipadamente e considere essa ação um ponto a avaliar.

As principais qualificações vem a seguir: um resumo simples contando experiências importantes e resultados que as empresas tiveram com seu papel. Competências estão nesse bloco. Avalie-se com valores fiéis ao seus pensamentos.

Experiências profissionais precisam ser postas abaixo contando o cargo de ocupação. Somente uma vez para diversas empresas ou então a empresa uma única vez e descrever os cargos abaixo. As datas de entrada e saída também precisam aparecer ao lado. Não é necessário descrever as funções e sim os resultados que ocorreram. As empresas dão oportunidades para quem multiplica conhecimentos, soma valores, divide aprendizagens e diminui custos.

Caso você tenha ocupado diversos cargos e áreas, não se preocupe, foque no objetivo que é a colocação na vaga ofertada. Não ponha informações excessivas para não comprometer o seu maior documento neste momento. O curriculum vitae é seu passaporte para o sucesso.

Com as amostras de consequências de seu trabalho vem a seguir a sua formação acadêmica. Descreva os cursos de graduação e pós graduação, ou ensino médio, ou ensino fundamental. Cursos técnicos e profissionalizantes são bem-vindos. A prioridade é descrever o grau de ensino que você já aprendeu. Não pense que a formação diferente da área da vaga seja um ponto negativo, pelo contrário, visões diferentes da área de atuação revelam maior grau de visão e gestão. Quanto mais pessoas diversificadas em alguns setores, melhor a iniciativa para a apresentação e vendo de produtos e serviços.

Cursos e idiomas são partes da formação complementar tão importantes e que desenvolvem o profissional que há em você. Revele cursos de idiomas e seus graus, extensões, intercâmbios, seminários, testes ou notas de provas que promovam o seu diferencial de acordo com o objetivo inicial. Descreva os mais recentes os quais estejam atrelados ao que os recrutadores irão avaliar positivamente.

Voluntariados e outras atividades desenvolvem-no como profissional com outras vertentes, tão importantes quanto contribuir para a natureza é sua contribuição no setor, seja na aplicação da organização, limpeza, educação para contribuintes de serviços quanto quem recebe o apoio da ação social.

E a contribuição mais concentrada? Esteja pronto para o "sim", o "não" você já possui, onde há passos para trilhar o sucesso na sua estrada. Pode ser questão de tempo ou de seleção, a sorte estará ao seu lado em um detalhe e este dia será mais um profissional recolocado.

 

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp