ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Não deixe ninguém te enganar com o seu dinheiro

22/10/2019 - Mairinque - SP

Mais uma semana se fecha, mais um ciclo se encerra e um funcionário diz que está se afastando para obter novas aprendizagens na carreira, novos desafios pelo mundo dos negócios. Se antigamente o empreendedorismo era visto sob sua ótica como um alcance para as pessoas que possuem recursos suficientes para desbravar na batalha do "todo dia" encantando seu cliente, agora não parece tão impossível já que é algo necessário para sua subsistência quando muito precisa de recursos para pagar o boleto da companhia de energia elétrica que não irá tardar a chegar. Quem poderá escapar?

O desemprego está devorando carteiras e diminuindo receitas de diversos cidadãos. Fruto de uma crise sobre a confiança do país, o crédito está abalado e não está encaminhado para transformar ações rápidas, os avanços virão devagar. Para quem tem contas como o Sr. João do exemplo acima, não pode esperar, é preciso tomar uma atitude para sua recolocação no mercado ou aderir um trabalho informal até que sua carteira volte a ter um contrato de trabalho. Quando este jovem ou adulto pesquisa na internet encontra diversas possibilidades de como fazer ganhos com pouco. Lástima! Não existe caminho rápido para ganhar dinheiro, todos precisam de educação financeira e construção de conhecimento. Poucos catálogos ensinam isso.

A filosofia do dinheiro está na consciência do crescimento versus os pagamentos, se um negócio tende a crescer como a Magazine Luiza, então possui em seu caixa capacidade de pagamento para terceiros, mesmo que sua habilidade para financiar é bem-vinda de novos investidores que apostam na entrega de valor da organização, por outro lado, se um investidor apostou que as ações da Oi iria crescer razoavelmente, sinto muito, a recuperação judicial é um caminho para negociar contratos sobre empréstimos.

Os novos investidores veem no mercado financeiro uma saída para recuperar recursos ou manter sua família até conseguir um trabalho para alegria dos corações que estão em sua casa e os motiva a buscar um trabalho. Armadilhas com pirâmides financeiras, franquias fáceis de retornos imprevisíveis e até agiotas podem ser maus caminhos se não forem conscientizados com conteúdos inteligentes sob os passos que devem trilhar. Mesmo que um coaching seja visto como algo desnecessário, conselhos de profissionais do mercado são formas coerentes e precisam ser consultadas antes de alocar seus preciosos recursos em fundos suspeitos. O coaching financeiro é um moderno metodologia para se alcançar uma boa saúde financeira, assim como um carro que precisa de manutenção, seu dinheiro precisa ser bem tratado e diversificação, fundos de investimentos, títulos públicos, CDBs são possibilidades que podem ser colocadas na mesa, porém antes é preciso analisar sua aversão a esse risco, o horizonte de investimento que deseja (prazo) e objetivo.

Ninguém pode ser enganado, então, caso você ache que possa cair em algum golpe não hesite em procurar autoridades públicas que protejam seu direito ao mercado financeiro, especialistas e advogados podem auxiliar sobre o que fazer em alguns temas. A melhor dica para quem enfrenta um problema dessa natureza é a pesquisa, mas também a compreensão do assunto com palestras, cursos e workshops em sua região ou na modalidade virtual. Talvez não seja à maneira como você queria, contudo, aposto que se deseja fazer do modo mais preciso, este é o caminho.

 

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp