ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Requisitos: desafios para hoje e o futuro

6/11/2019 - Mairinque - SP

A tecnologia não nasceu para tirar o seu espaço, ele veio para competir em um amplo mercado que só se sobressai as pessoas que possuem diferenciais e possuem alguns atributos que as tornam referenciais para o mercado.

É muito custoso para uma empresa ter que definir como você quer construir sua carreira, a empresa quer que você tenha plena liberdade para escolher responsabilidades, assumir riscos e problemas, posicionar-se contra adversidades e nadar a favor ou contra a maré. Afinal, ninguém disse que ia ser fácil e ninguém te convidou para esse trabalho, você que precisa provar o quão bom é o seu trabalho para se valorizar tanto.

Empresas do passado provaram como a inovação criativa não é feita do zero ou após uma formação acadêmica. Claro, que ter uma graduação, pós-graduação, mestrado são muito interessantes e dão novas perspectivas para candidatos que estão prontos a somar e demonstram por meio de suas pesquisas nos cursos como a empresa pode dar passos maiores. A empresa só quer que o mercado supra a necessidade dela, mas para isso o candidato já tem que estar preparado para o mercado que a empresa irá necessitar de seus serviços.

Existia um tempo que se pagava a força braçal das pessoas, ou por alguma aptidão física que elas possuíssem, hoje algumas empresas pagam para ter funcionários à disposição, dependendo de alguns trabalhos, 24 horas por dia, mas em seguida a sua compensação é deveramente satisfatória. Trabalhos que precisam apenas usar o paladar, fazer leituras, testar jogos eletrônicos, dormir em diversos hotéis, viajar para diferentes localidades, são infinitos novos trabalhos que o mercado possui e profissionais de diversas áreas podem usufruir de seus benefícios. O problema é que se as responsabilidades são maiores, os requisitos também.

Não é difícil buscar uma oportunidade e encontrar "ter noções de inglês, será considerado um diferencial". Com cada vez mais funções exigindo habilidades comportamentais, quem consegue organizar seu dia e colocar a aprendizagem em um, dois ou mais idiomas é um privilegiado. Não que o tempo seja inimigo de estudantes, mas porquê o candidato não está só mostrando que sabe falar o cujo idioma, mas também que possui competências em destaque. Faça o que o mercado pede, arrume um tempo pela manhã ou antes de dormir alguns minutos para treinar ou aprender um idioma, fará todo o sentido quando saber suas noções.

Provavelmente os diferenciais dos candidatos as vagas de trabalho são as que mais chamam a atenção de recrutadores. Os exemplos de casos chegam a trabalhos voluntários, cursos complementares a até atividades atípicas que envolvem atitude, inteligência emocional e equilíbrio entre o tempo de toda a rotina semanal. Esses profissionais estão espalhados e não se surpreenda que alguns vençam barreiras e grandes desafios. Estes consideravelmente são aqueles que ganham oportunidades de trabalhos e estudos no exterior. Nessas concorrências, questione, aprenda mais e quanto puder.

Juntar dinheiro não é uma tarefa fácil. Para os seus sonhos não existirão, por isso reserve algum recurso para a também sua formação internacional se pensar nisso. Pensar em mundo sustentável e consciente do novo mercado de trabalho é tentar dar passos como seus sonhos. Ver vídeos sobre esses profissionais é uma ótima dica para se preparar.

E não se esqueça: a sorte sempre esteve ao seu lado, talvez não tenha se apresentado, mas ela chega logo.

 

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp