ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Transformando pensamentos e sonhos intangíveis em tangíveis

1/7/2021 - Mairinque - SP

Muitas consultas por escritos que influenciam as pessoas encontram-se na religião, na filosofia, nas histórias baseadas em fatos reais as quais inspiram, nos contos, nos desenhos. É interessante como a fantasia pode se assimilar tão facilmente com a consciência chegando a identificar pontos que se encaixam. Um exemplo que quero deixar registrado é um momento no filme “Homem de Ferro 2” o qual Robert Downey Jr. interpretando Tony Stark encontra um vídeo antigo e o coloca para rodar enquanto lê instruções em um manual. Após algumas páginas, o manual torna-se incompleto com dezenas e dezenas de páginas em branco. A questão é que o seu pai não conseguiu concluir ou ir em frente com os projetos.

Quando seu pai para um momento e na gravação olha para a câmara a sua frente, ele recorda a Tony como se ele fosse assistir um dia aquela cena e olhasse para seu pais com outros olhos. Ele dizia que estava limitado em seu tempo pela tecnologia, pelos recursos que possuía, e não poderia avançar em outras ideias que desejava. Mas ele sabia que Tony conseguiria as soluções de que precisava.

Para muitos pais, essa lição serve e atravessa gerações desde antes mesmo dos baby boomers (1940). Estar limitado em seu tempo não pareceu um desafio a não ser quebrado por inúmeros personagens históricos de Leonardo da Vinci a Galileu Galilei. Qual o investimento necessário para se tornar tão bom em alguma coisa que alcance o sucesso depois de tantos anos de estudos; ou como ser um profissional capacitado e receber uma posição de destaque por merecimento e por conta de suas realizações, conhecimentos e estudos? Essas perguntas parecem subjetivas para serem respondidas tão facilmente. Não existe um caminho para a felicidade, no entanto muitos já chegaram lá e contam-nos como foi o momento mágico que ocorreu.

Muitas pessoas limitadas pelos recursos de suas épocas não poderiam prever eficiências na saúde, educação, lazer, moradia, previdência. Hoje, é muito mais fácil planejar a aposentadoria, identificar caminhos para a educação como quando fazer a faculdade ou iniciar um mestrado. Mesmo que hoje o leitor não possua recursos para nada, o planejamento está mais “claro”, nítido qual caminho ou como deseja escolhê-lo. Se você desejar ir para a Disney, já é possível prever a melhor época do ano, condições para custos mais baixos, promoções de empresas, pode tornar o sonho em realidade com um parcelamento o qual cabe em seu orçamento em alguns meses/anos. Então, não é tão impossível quanto as pessoas lhe aconselham.

Tantas conquistas, tantas oportunidades a um clic do leitor e ele não aproveita. Sim, há dezenas de propagandas que atrapalham também até os mais curiosos como a moça que busca uma oportunidade sensacional ou o jovem do violão em busca de um estágio ou primeiro emprego. Até os idosos com a sua inovação na pandemia, podem voltar a estudar, aprender um instrumento, reviver grandes paixões. Parece que o mundo perfeito existe, não é? E ele existe, está onde seus sonhos desejam. A questão é que você precisa se mover para alcançá-lo. Mova-se. A atividade também é uma reflexão.

Muitos ainda insistem em acreditar no impossível em vez de olharem para seus sonhos tangíveis. O colunista acredita que, se você pega um sonho e o coloca no papel planejando-o e identificando como pode realizá-lo, não é mais um sonho, é a realidade. A realidade de comprar o telefone que sonhou. A realidade de comer aquele prato que desejou. Aquele passeio, aquele carro, aquele curso, aquele aquilo, aquele acolá... Sua vida tem um novo sentido se os seus sonhos lhe acompanham.

E aqui está escrito uma verdade: muitas pessoas não vão conseguir realizar sonhos por má vontade ou interesse ou por que não querem mesmo, e acham que você não seja capaz como elas. Se não me engano, no filme “À Procura da Felicidade”, Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith conta a seu filho algo similar como: “se você deseja alguma coisa, corre atrás. Ponto. As pessoas dizem-lhe que você não vai conseguir, porque elas não conseguem. Não deixe ninguém atrapalhar seus projetos. Nem mesmo eu.” Uma plena característica de identificação onde encontram-se vencedores está no tamanho da sua ousadia em persuadir a si mesmo, vencedores não perdem tempo.

Enquanto folheava algumas páginas do jornal virtual e sorvia poucas gotas de café na tarde de sábado, ocorreu-me que milhares de pessoas não acompanham por onde anda o dinheiro. Com isso, em agosto de 2020 criei a página Eu Acionista no Instagram que divulga diariamente a pessoa que ganhou mais dinheiro no dia. Acompanhado da Forbes e com algumas dicas de estratégias em derivativos da Petrobrás, a página oferece serviços gratuitos como artigos na área financeira como esse e em formato de coautoria com outras pessoas de outros países, além de uma consultoria que dedico-me no auxílio na formação de carteira, renda, previdência e suporte para outros serviços financeiros. Fica a dica.

E por hoje é isso. Tchau.

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp