ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como arrumar seus filhos para o primeiro dia de escola

1/10/2021 - Mairinque - SP

O primeiro dia de ida a escolha pode ser algo, no entanto complicado tanto para as crianças como para os pais. 

Até porque é uma nova experiência e novidades geralmente tendem a nos deixar com um certo frio na barriga.

Serão novos amiguinhos, novos adultos para lidar, novos horários, um novo ambiente… tudo novo! E tudo isso pode passar pode trazer uma confusão em nossa mente na hora de preparar as crianças. E pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para você conseguir direcionar melhor o seu filho nessa nova jornada. Confira.

Rotina em casa

Para que o seu filho não venha ter dificuldade na hora da adaptação, ou seja, com a rotina da escola, é necessário que os pais comecem esse processo de integração em casa. 

Seu filho precisa se sentir seguro no ambiente que irá conviver e nas pessoas que irão receber, por esse motivo inserir o cotidiano da escola na criança antes mesmo dela frequentar é necessário para que o processo de adaptação ocorra com mais facilidade.

Uma mãe de uma menina de 4 anos, contou que sua filha passou por essa adaptação com tranquilidade. 

Antes do primeiro dia de aula, ela inseriu as atividades escolares na rotina da criança.

Escolheu sua roupa de menina favorita, começou a montar quebra-cabeça com ela em casa e a ler livros. De acordo com essa mãe, é necessário que a criança possua uma rotina bem definida dentro de casa. 

Faça uma rotina: hora de acordar, hora de brincar, hora do lanche, horar da leitura. 

Fale sobre o primeiro a ida a escola

Diferente do que muitas pessoas pensam, mesmo as crianças menores entendendo que mais falamos. 

Por esse motivo procurar explicar para o seu filho sobre o processo de ir à escola, isso irá ajudar. 

Dê muitas informações e detalhes de como é o primeiro dia de aula. Se o seu filho não tiver ido com você na visita antes das aulas começarem, fale para ele como é os professores e o ambiente, diga como funciona a rotina durante o tempo na escola.

Explique que ele irá conhecer outras pessoas e que irá fazer novos amiguinhos que poderão ser para a vida toda. Diga que há regras e horários que devem ser seguidos e que outros adultos que não são da família devem também ser respeitados. Isso tudo irá fazer com que a criança tenha mais segurança sobre o local e com será o tempo longe dos pais.

Gere um elo de confiança

Para que o primeiro dia de aula e a ida a escolha não venha ser algo traumático para o seu filho, é recomendável que você o prepare com antecedência para esse momento importante. 

Converse muito com a criança e busque descrever o que irá acontecer durante o momento que ele estará na escola, quais irão ser as mudanças em sua rotina e os benefícios que ele terá nessa nova jornada. 

Não distorça a realidade, seja apenas o mais sincero e claro possível.

Faça com que a criança compreenda que você vai estar pronto para ajudá-lo quando ele ficar com medo, e que ele pode compartilhar com você todas as suas angústias e impressões. 

Ao gerar esse vínculo de confiança com a família, o seu filho irá certamente passar a se sentir mais seguro para passar por esse o desafio do primeiro dia de aula, pois ele se sentirá mais seguro no primeiro dia, pois saberá que não vai estar sozinho, até porque você estará com ele.

Não se atrase no primeiro dia

Quando você for levar a criança  no primeiro dia na escola procure ser pontual, para não trazer ainda mais estresse para a criança, fazendo com que assim ela sinta mais receio do que está por vir. 

O recomendável é que você leve o seu filho na escola um pouco antes da hora, para que tudo seja feito com calma e para que a criança tenha tempo de analisar como vai ser o novo ambiente de aprendizado e convivência em funcionamento. 

É certo afirmar que isso irá ajudar a construir uma primeira impressão melhor, fazendo com que a criança sinta-se mais confortável.

Envolva a criança

No momento em que envolve o seu filho no acontecimento fica mais fácil de fazer com que ele entenda que é um passo importante e que ele não estará sozinho. 

É necessário fazer a criança compreender que é algo natural, no qual todos passaram um dia. 

Ir à escola é necessário para aprender coisas novas e também é um local para se divertir com outras crianças. Crie expectativa, leve o seu filho na hora de comprar o material, mas tenha cuidado para não causar ansiedade na criança. É Interessante que o seu filho conheça o ambiente que irá frequentar, antes das aulas começarem, separe uma hora para levá-lo ao espaço e aos profissionais.

Seja firme, não ceda à pressão

Realmente, não é sempre que a criança estará apta para frequentar um novo ambiente com tranquilidade. 

É exatamente por isso que é crucial que os pais tomem controle da situação. Obviamente cada um possui seu próprio tempo de adaptação a novas coisas. É necessário respeitar isso para que esse período de transição ocorra sem traumas e suavemente tranquilo para criança. 

No entanto, ceder a qualquer pressão imposta pelo seu filho fará com que ele venha acreditar que não é necessário ir à escola.

Para evitar esse tipo de situação, no primeiro dia de aula busque não demorar para ir para casa depois de ter deixado o seu filho na aula. Caso contrário, ele poderá ficar somente do seu lado, fazendo com que assim fique mais difícil, e consequentemente permitindo que ele consiga o que quer.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp