ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Quando devo usar tradução juramentada?

18/10/2021 - Mairinque - SP

Se você precisou mudar-se de país ou viajar para outra determinada função, já necessitou usar a tradução juramentada.

Essa função é utilizada quando os seus documentos brasileiros precisam ser válidos em outros países, assim, sendo necessário um tradutor juramentado para torná-los legítimos.

Apesar disso, muitas pessoas não sabem ou até mesmo não conhecem a tradução juramentada. Mas é importante entender esse processo, afinal, você pode precisar dele em algum momento e, saber onde procurar, é um grande facilitador.

Neste artigo, você entenderá quando usar a tradução juramentada, os documentos necessários que deve encaminhar ao tradutor juramentado e ficar por dentro de tudo que envolve a função.

O que é tradução juramentada?

tradução juramentada, também conhecida como tradução pública, é uma atividade realizada por tradutores juramentados para transladar documentos para a língua de origem do país que você irá viajar.

Não é qualquer documento que é exigido passar por tradução juramentada, como é o caso de livros ou artigos. Esses arquivos não necessitam de uma autenticidade comprovada como faz a tradução juramentada.

Há dois meios que precisam da tradução juramentada. O primeiro são documentos brasileiros que necessitam ser apresentados em outro país. Já o segundo é quando papéis estrangeiros precisam ser utilizados no Brasil. Esses dois processos necessitam da tradução juramentada para serem reconhecidos.

Os documentos que precisam de tradução juramentada são:

Como a tradução juramentada se torna válida?

Para a tradução juramentada ser válida é preciso que um profissional especializado realize o trabalho. O tradutor juramentado é o único profissional responsável por fazer a tradução de todos esses documentos de um idioma para outro.

Os profissionais conhecidos como Intérprete Comercial ou Tradutor Público são concursados e cadastrados na Junta Comercial do Estado, o que os qualifica para fazer as traduções juramentadas de documentos. Somente assim os papéis ganham legitimidade total e integridade de informações.

Qual é o valor da tradução juramentada?

Essa é uma dúvida comum quanto o assunto é tradução juramentada. O tanto que você irá pagar com o serviço de tradução juramentada fica a depender de diversos fatores.

Entre eles, a quantidade de texto, laudas, caracteres, parágrafos, marcas d’água, logos, tamanho de letras, carimbos, assinaturas, selos, consularizações, autenticação de cartório e outros componentes que podem constituir o arquivo final.

É importante levar em consideração que o objetivo da tradução juramentada também é adaptar e não apenas traduzir. Isso conta como um elemento adicional que necessita ser mencionado no documento posterior, o que faz com que o mais espaço seja ocupado.

O valor também varia de acordo com cada estado por ser dividido por Juntas Comerciais. A tabela não é a mesma. Na maioria dos casos, o cálculo é de laudas juramentadas de 1 mil caracteres, multiplicado pelo preço tabelado da região.

Por isso, o preço final da tradução juramentada deve basear-se na quantidade de caracteres e não nos números de páginas do documento original, já que isso pode variar de um para outro.

No estado de São Paulo o preço da tradução juramentada gira em torno de R$ 70, por lauda.

Como achar um tradutor juramentado?

É possível encontrar tradutores juramentados em cartórios. O profissional precisa estar habilitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Junta Comercial do seu estado.

Em São Paulo há uma empresa que facilita esse processo da forma que você necessite. A Amk Translation, empresa criada em 2007 é uma das maiores companhias de tradução da cidade que trabalha tradutores juramentados capacitados.

A AMK Translation possui mais de 5 mil clientes e coloca à disposição deles uma gama completa de serviços de tradução. Conheça mais a empresa e entre em contato para fazer um orçamento caso precise do serviço que agora você já sabe onde encontrar.

Compartilhe no Whatsapp