ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Saiba quais são os melhores investimentos do momento em renda fixa

17/11/2021 - Mairinque - SP

Conheça as opções mais atrativas ao investidor no período de alta da Selic e do IPCA.

No momento em que a taxa de juros Selic voltou a subir e a inflação no país segue em alta, alguns investimentos em renda fixa podem se tornar mais atrativos ao investidor. Conhecê-los é importante para quem deseja assegurar a rentabilidade e a segurança na hora de aplicar o dinheiro.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 1,5 ponto percentual no final de outubro. Desta forma, a taxa subiu de 6,25% para 7,75% ao ano. A projeção da autoridade monetária é que ela possa chegar a 9,25% até dezembro. 

Os consecutivos reajustes da Selic, realizados nos últimos meses, são justificados pelo BC como uma estratégia para frear a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, está acumulado em 10,25%, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção mais recente do BC é que ele encerre o ano de 2021 em 9,17%.

O cenário econômico impacta diretamente o comportamento dos investimentos. No caso da renda fixa, aqueles que têm o rendimento atrelado à Selic e ao IPCA estão mais rentáveis. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a modalidade é a mais indicada para os investidores que possuem um perfil conservador, isto é, que preferem operações menos arriscadas, mesmo que isso signifique um retorno financeiro menor. 

No entanto, considerando a importância de diversificar a carteira de investimentos, a Anbima recomenda que, mesmo os investidores com perfis moderado e arrojado – mais dispostos a correrem riscos para obter lucratividade maior e que, por isso, priorizam os investimentos em renda variável –  devem manter parte dos recursos alocados em ativos de renda fixa como estratégia para aumentar a segurança do patrimônio.

Quatro bons investimentos em renda fixa

Na renda fixa, os investimentos podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. 

Na primeira categoria, o investidor já sabe qual será o retorno financeiro no momento da aquisição dos papéis. Na segunda, há uma ideia, mas o rendimento exato depende do desempenho do indexador. Já os investimentos híbridos mesclam as duas opções, oferecendo uma rentabilidade associada a um indexador e mais um percentual pré-determinado.

Diante do cenário atual e das projeções feitas pelo BC, quatro produtos merecem a atenção dos investidores que optarem pela modalidade.

Tesouro IPCA+ 

Esta é uma opção de título público com rentabilidade híbrida, que irá garantir ao investidor uma remuneração composta pelo IPCA e mais um percentual indicado no momento da aquisição. Por isso, há a garantia de que o dinheiro aplicado não será desvalorizado, já que o retorno financeiro será acima da inflação.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

A remuneração deste tipo de ativo é atrelada ao CDI, uma taxa que mantém valores muito próximos à Selic. O rendimento é indicado por um percentual do CDI, quanto maior, mais rentável. Uma vantagem do CDB é que possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que torna a operação ainda mais segura. 

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Esses produtos apresentam comportamentos semelhantes. A diferença é apenas onde o investidor prefere aplicar o dinheiro, no setor imobiliário ou no agronegócio. Na prática, ambos são isentos de Imposto de Renda (IR), possuem cobertura do FGC e têm o rendimento atrelado a um indexador, sendo o CDI e o IPCA os mais indicados neste momento.

 

 

Compartilhe no Whatsapp