ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

O que você deve saber antes de comprar um celular

29/11/2021 - Mairinque - SP

O que você deve saber antes de comprar um celular? A primeira pergunta que todos devem se perguntar antes de comprar um smartphone é como usá-lo. Se você só precisa dele para ligações e e-mails, provavelmente não precisa comprar o modelo mais recente das marcas mais caras do mercado.

No entanto, o smartphone tornou-se uma ferramenta essencial de trabalho e lazer para alguns utilizadores. Nesses casos, se funções como navegação GPS, aplicativos de automação de escritório ou ferramentas de multimídia são frequentemente usadas por necessidade ou hábito, um smartphone de uma faixa superior será mais adequado.

Além de saber qual a utilidade do aparelho, você precisa ter em mente qual o limite disponível para compra. Também é válido definir se o aparelho vai ser pago com cartão de crédito, débito ou em dinheiro, pesquisar o preço em lojas online e aproveitar opções de desconto como o cupom Magazine Luiza, etc.

O que você deve saber antes de comprar um celular?

Depois de definir um limite de preço (muito importante!), Estes são os elementos que você deve levar em consideração antes de tomar a decisão: Os elementos a serem considerados antes de comprar um celular.

Tamanho

Há uma grande diferença entre um modelo de 6,3 polegadas e um de 4,7 polegadas, tanto no tamanho da tela quanto na aderência, peso e capacidade de gerenciamento do telefone. Se você assiste muitos vídeos, joga videogame regularmente ou usa o smartphone para trabalhar, os modelos grandes proporcionam mais conforto, tanto para consultas quanto para escrever.

Uma tela menor geralmente significa um dispositivo mais leve, mais fácil de colocar no bolso e de segurar. Nesse sentido, a tendência atual é para os grandes formatos.

Autonomia

Um indicador importante é a potência da bateria, medida em miliamperes (mhA): quanto maior for, mais importante será a autonomia. O tempo que uma bateria pode fornecer energia a um celular depende tanto de sua capacidade quanto do consumo do smartphone.

O processador móvel é um dos elementos que influenciam o desempenho do aparelho, portanto, deve-se garantir que ele seja um dos mais recentes, pois são mais eficientes e requerem menor consumo.

Ainda assim, vale a pena levar em consideração outros critérios como a interface, o tipo de uso e a gestão do consumo, etc. Deve-se lembrar também de que as notificações, o brilho da tela ou o uso do bluetooth (neste último, devido à eficiência deveria ser a versão 5.0) influenciam significativamente no consumo do smartphone; então, se essas funções são usadas com frequência, vale a pena procurar as melhores opções de autonomia ou soluções adicionais, como um segundo carregador. Processadores mais poderosos ou telas maiores consomem mais energia, então a vida real da bateria dependerá de quão bom é o gerenciamento da bateria em cada telefone.

Ler opiniões online em FAQ, entrar em contato ou conversar com pessoas que já possuem um determinado modelo é sempre uma boa referência.

Armazenamento

Os aplicativos demandam capacidade crescente para seu uso, além da necessidade constante de armazenamento de imagens, caso isso não seja feito na nuvem. Garantir que o smartphone também tenha slots para cartões microSD que permitem aumentar o espaço de armazenamento é obrigatório.

Além disso, o sistema operacional Android ocupa entre 8 e 13GB (dependendo da customização do fabricante) de forma que um celular de 16GB, por exemplo, terá apenas metade dessa capacidade disponível. O sistema operacional iOS ocupa, por outro lado, entre 11 e 17 GB, então a Apple não faz mais telefones com menos de 32 GB.

Sistema operacional e RAM

É uma questão de gosto e de uso. O Android ocupa hoje a posição dominante no mercado (mais de 80% do mercado) e oferece grande liberdade ao usuário. O lado negativo é que sendo o sistema com maior implantação, também é o mais atacado.

Nesse caso, o usuário que opta pelo Android tem mais um motivo para proteger seu smartphone com uma ferramenta profissional além de ter o SO em constante atualização. Outra opção é o Windows Phone, que vem ganhando market share, apoiado na continuidade e compatibilidade com o ecossistema Windows, a maioria entre usuários de PC.

Outro fator a levar em conta ao escolher um celular é a RAM, que é a memória principal (aplicativos e sistema operacional) onde os aplicativos e processos do dispositivo são executados. Dependendo da utilização que pretende dar ao seu telemóvel (por exemplo, se gosta de jogar com o seu dispositivo) deverá escolher um modelo com mais ou menos memória.

Mas, como regra geral, a máxima de que quanto mais RAM, melhor é o dispositivo, nem sempre é verdadeira. Nosso aparelho pode ter uma memória RAM menor, mas ter alto desempenho, já que o fundamental é que o sistema está bem otimizado.

Foto e função de som

Se você compartilha fotos com amigos e familiares diariamente, deve considerar a compra de um telefone com uma boa câmera. A maioria dos modelos de última geração oferece soluções muito sólidas a esse respeito, especialmente em situações de pouca luz.

Outros critérios importantes a ter em conta são o zoom, o HDR (processo de optimização do disparo), o Led Flash e se dispõe de modo panorama, estabilização ou modo burst. As opções de edição e compartilhamento de imagens também não devem ser negligenciadas.

O som é provavelmente a funcionalidade menos midiática dos telefones celulares. No entanto, todos nós ouvimos música ou assistimos a vídeos no nosso telemóvel, pelo que o som tem de ser um elemento muito importante na decisão de compra. Felizmente, é algo que os fabricantes levam em consideração para que, em geral, a qualidade do som dos celulares de hoje seja bastante alta.

Compartilhe no Whatsapp