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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como atrair clientes pela internet

3/3/2022 - Mairinque - SP

Uma das perguntas mais feitas por qualquer pessoa dona de um negócio é como atrair clientes pela internet. Isso porque o mercado digital tomou conta de praticamente todas as áreas profissionais em todo o mundo. Além do mais, a internet proporciona um potencial gigantesco de crescimento do seu negócio, fazendo com que milhões de pessoas tenham acesso instantâneo aos seus produtos, loja e negócio. Portanto, pode ser considerado o principal canal de vendas existente na atualidade.

Para isso, os empresários ou profissionais liberais podem contar com excelentes canais de divulgação do seu negócio, como as redes sociais, sites, blogs e muito mais. Para tanto, será necessária a criação de uma estratégia personalizada para as vendas e o marketing digital da empresa ou do seu trabalho. Pensando nisso, criamos um guia de como conseguir mais clientes usando a internet, seja você um empresário, profissional liberal ou qualquer outro tipo de empreendedor. Dessa forma, se quer saber mais sobre o tema, continue a leitura do texto abaixo e saiba mais.

Poste conteúdos que resolvam o problema dos clientes

Se você conhece o perfil dos seus clientes, provavelmente sabe quais são os principais problemas que eles enfrentam, assim como as formas possíveis para resolvê-los. Com essas ideias em mente, é necessário criar uma estratégia a partir de um conteúdo voltado a captação desses clientes na internet. Para tanto, você deve buscar fazer posts relacionados a resolução de possíveis problemas enfrentados por eles.

Todos os posts devem ter conteúdo relevante e de qualidade, fazendo com que você ganhe notoriedade na sua área. Com isso, uma boa dica é investir em técnicas de SEO, de modo que seja possível ranquear o site e otimizar as palavras-chave. Assim, sempre que alguém pesquisar pelo problema, o primeiro site a aparecer nas ferramentas de busca será o seu.

Essa técnica é bastante utilizada por profissionais liberais de todas as áreas. 

Dessa forma, se você quer fazer marketing digital para fisioterapeutas, advogados, contadores ou qualquer outro profissional liberal, investir em técnicas de SEO e postar conteúdo de qualidade será de grande ajuda. Isso porque elas serão capazes de aumentar bastante o número de clientes para o seu escritório ou clínica, de modo que cada vez mais o seu nome e o seu site ganhem autoridade nas ferramentas de busca.

Use corretamente as palavras-chave

Um dos principais fatores utilizados pelos mecanismos de busca são as palavras-chave. Elas são as responsáveis por identificar os serviços ou produtos que tenham relação com a sua área de atuação. Sendo assim, escolher corretamente aquelas que serão utilizadas a cada mês é uma tarefa de grande importância. Essas palavras-chave também podem ser utilizadas nas redes sociais, de modo a alcançar um público ainda maior.

Sendo assim, quando as palavras-chave são utilizadas corretamente, elas podem trazer uma grande segmentação do público que visualiza o seu site, fazendo com que as chances de conversão da visita em um cliente se tornem muito maiores. Isso acontece porque quem busca por determinadas palavras-chave geralmente estão em busca de um produto ou serviço. Daí se extrai a necessidade de usá-las corretamente para atrair clientes pela internet.

Opte pela publicidade paga

As redes sociais possuem um grande poder de visibilidade aos serviços ou produtos comercializados. Além do mais, elas proporcionam infinitas possibilidades de conversão de leads. Sendo assim, ao fazer investimento em publicidade paga, milhares de pessoas podem ter acesso à sua marca ou ao seu serviço. Para isso, uma boa dica é investir nas campanhas publicitárias das redes sociais. Essas campanhas são baseadas em conteúdos relacionados ao interesse dos clientes e são exibidas de acordo com a interação de cada um dos usuários.

Sendo assim, você pode utilizar a própria ferramenta que as redes sociais dispõem para criar essas campanhas. Isso vai proporcionar uma segmentação do público, exibindo os anúncios apenas para aqueles que pesquisam esse tipo de conteúdo e estão buscando um profissional, serviço ou produto que se encaixe na sua necessidade. Em termos simples, podemos dizer que os anúncios pagos exibem aquilo que você quer vender para as pessoas que estão querendo comprar. Essa é uma das formas mais eficazes de atrair clientes pela internet para o seu negócio.

Firme parceria com outras empresas do setor

Uma das estratégias mais efetivas para conseguir novos clientes é firmar parcerias com outras empresas ou profissionais que atuam na mesma área que a sua. Isso porque, além de ser uma opção bastante simples, ela também é totalmente gratuita. Sendo assim, uma boa opção é falar com esses profissionais e criar uma rede de contatos. Dessa forma, você pode divulgá-los e eles também o divulgarão. Aqui, não se cria uma concorrência, mas sim, uma colaboração efetiva entre profissionais que atuam em segmentos semelhantes, com capacidade de compartilhamento de clientes para que ambos cresçam. 

Aumente a presença nas redes sociais

Atualmente, praticamente todas as pessoas possuem redes sociais e estão conectadas ao mundo digital. Isso significa dizer que elas são a forma mais relevante de comunicação dos dias atuais. Sendo assim, a presença nas redes sociais é obrigatória para quem quer aumentar o número de clientes.

Nesse caso, é interessante que você opte pelas redes sociais que são consideradas mais relevantes de acordo com o seu público-alvo. Isso porque existem redes específicas para trabalho, como o Linkedin, bem como outras redes voltadas ao relacionamento, como Facebook, Instagram e WhatsApp. 

Ao escolher a rede social adequada, faça postagens diárias com conteúdo relevante, assim como interaja com o público. No momento em que há um grande engajamento nas redes sociais, as pessoas criam uma imagem mais forte da sua marca, fazendo com que ela se torne mais popular entre os usuários.

Crie ações de comemoração

Para finalizar, a nossa última dica para que você possa atrair mais clientes a partir da internet é criar promoções e descontos em datas comemorativas e períodos em que a procura esteja baixa. Sendo assim, você pode criar algumas estratégias de venda em momentos de baixa procura pelos seus serviços ou produtos, assim como nas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, entre outras. Um bom exemplo dessa prática é liberar descontos em momentos de baixa, assim como promover promoções de venda que sejam imperdíveis aos olhos dos clientes. Assim, você terá uma boa regularidade nos seus negócios e dificilmente passará por períodos de crise.

 

 

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