ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como decorar o seu quarto com plantas?

4/3/2022 - Mairinque - SP

Além de dar mais vida a ambientes externos, a decoração do quarto com plantas também é bastante procurada. Afinal, todos querem se sentir mais próximos da natureza. Mesmo em seus espaços mais íntimos.

E as plantas, para esses ambientes, possuem significados próprios. Assim como o são para os ambientes  de fora, com o girassol simbolizando a busca pela luz e a vitalidade, por exemplo.

E, além de um hobby bastante saudável, o cultivo da planta em casa é uma ótima distração. É uma forma de decorar o ambiente bastante benéfica.

No sentido de plantas dentro dos quartos, elas podem, inclusive, aumentar a qualidade do  sono. Desde que sejam escolhidas as espécies adequadas para esse ambiente.

Por isso, separamos 12 delas perfeitas, para decorar o seu quarto e ajudar no seu sono. Veja abaixo.

 

Samambaia

Como elas são plantas tropicais, são bastante abundantes por aqui. Assim, você pode economizar na decoração do quarto ao escolhê-las.

Essas plantas exuberantes são bastante populares por conta da energia que transmitem. Elas são conhecidas por purificar o ambiente de energias negativas.

Para ter samambaias no quarto, você precisa que o ambiente seja bem iluminado. E deve regá-las três vezes por semana. Nem mais nem menos. Além disso, o ambiente deve ser bem arejado, para que os esporos da planta não se acumulem.

 

Dinheiro em Penca

Também chamada de tostão, ela confere charme a qualquer canto. Ela é bastante fácil de se cultivar, precisando, apenas, de terra úmida e sombra.

Apenas tome cuidado com o ar-condicionado. Ele pode deixar o ambiente seco demais para o tostão.

 

Avencas

Parentes das samambaias, elas necessitam dos mesmos cuidados. Apesar de terem uma aparência mais delicada.

Elas são conhecidas por afastar o mal-olhado. Por isso, muitas pessoas as mantêm perto.  Deve-se evitar, no entanto, a luz do sol em excesso.

 

Suculentas

Muitos as buscam para proteção emocional. Apresentadas em diversas espécies, elas são bastante versáteis, incluindo formas, tamanhos e cores.

Essas parentes dos cactos gostam de lugares secos e não necessitam de muitos cuidados. Apenas uma rega por semana ou, duas, em tempos muito secos.

 

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é ótima para agregar valor ao imóvel. Isso pois ela tende a melhorar a qualidade do ar local.

Apesar de ser uma planta grande, ela não precisa de muita água. Uma rega a cada 20 dias é o suficiente. Além disso, é preciso limpar as folhas velhas regularmente. E deixá-la longe de seu pet, pois ela pode ser tóxica se ingerida.

 

Lírio da paz

O lírio da paz garante diversos benefícios, além de sua beleza. Isso porque elas tornam o espaço mais úmido. Além de diminuir os micróbios que causam alergias.

Em troca, ele só pede sombra e calor. Além de rega regular. Por conta de sua versatilidade, ele combina com qualquer decoração.

 

Palmeira Bambu

Se você busca uma noite de sono tranquila, é a sua melhor escolha. Além disso, ela mantém o ar fresco durante os dias mais quentes.

Metida em um vaso de terra úmida e exposta ao sol indireto, essa planta tropical, embeleza o quarto a qualquer hora. Além disso, ela combina com qualquer ambiente ou vaso.

 

Babosa

A popular aloe vera embeleza e possui diversos benefícios à sua saúde. Isso pois ela oxigena o ar, durante o dia e seus níveis se mantêm altos durante a noite.

Em troca, ela precisa de uma pulverização de água a cada semana e luz do sol direta. Além disso, você pode extrair seu gel e dar vários usos a ele.

 

Jasmim

Se você quer, além de beleza, um belo perfume para seu ambiente, escolha o jasmim. Elas são conhecidas por aliviar o estresse e proporcionar um bom sono.

Além do seu aroma agradável, ele transmite calma, para quem dorme ao seu lado. Ela precisa de 4 a 6 horas de luz indireta precisa de rega constante, no verão, onde cresce. E, no inverno, basta uma rega moderada.

 

Hera

Também conhecida como trepadeira, ela ajuda a combater problemas respiratórios, como a asma. Isso, especialmente, à noite. Isso porque ela diminui o aparecimento de mofo.

Além disso, ela costuma ficar muito bem em vasos suspensos, ou em ambientes onde possa crescer para baixo. Ela precisa de iluminação indireta e rega moderada, para não encharcar.

 

Gardênia

Para quem gosta de flores, a gardênia é a escolha certa. Suas flores, bonitas e perfumadas, ajudam na qualidade do seu sono e no alívio da ansiedade.

Entretanto, a gardênia é bastante exigente. Ela precisa de luz direta e temperatura entre 10º C e 15º C. Além de rega e adubação regulares.

 

Clorofito

Essa é pra quem não tem muito tempo. Pois ela não necessita de muitos cuidados. Além disso, ela é conhecida por purificar o ar. Ela só precisa de um ambiente bem iluminado e de água 3 vezes ao mês.

 

Qualquer uma dessas opções deixará o seu quarto mais bonito e aconchegante. Agora, é só escolher um canto e um vaso certo, para dar o acabamento que elas merecem.

 

Compartilhe no Whatsapp