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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Marketing para pequenos negócios

4/3/2022 - Mairinque - SP

Empreendedores que estão iniciando os seus negócios acabam enfrentando algumas dificuldades na hora de ter um bom posicionamento, seja na rede de internet ou mesmo em sua cidade, frente a concorrentes maiores. Com isso, há um grande crescimento na busca por marketing para pequenos negócios. Em grande parte, isso se deve às consequências trazidas pela pandemia de Coronavírus que o mundo enfrenta, fazendo com que o setor de micro e pequenas empresas fosse o mais atingido.

Assim, surge uma grande necessidade dos microempreendedores em aprender a desenvolver estratégias de marketing para a sua empresa, de modo que seja possível alcançar um aumento relevante nas suas vendas e melhorar o engajamento com os seus clientes. Como forma de ajudá-los, a nossa equipe decidiu criar o texto a seguir para falar mais sobre ideias de marketing para pequenos negócios e como implementá-las. Sendo assim, se você quer tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro das nossas dicas, continue lendo o texto.

Qual a importância do marketing para micro e pequenas empresas?

A adoção de estratégias de marketing em micro e pequenas empresas pode trazer uma melhor adequação e adaptação dos processos relacionados às atividades desempenhadas, fazendo com que a marca se situe de forma relevante entre aquelas que disputam o mesmo setor, no caso, os concorrentes. Sendo assim, o marketing pode ajudar a criar autoridade para a sua marca e o seu negócio.

Isso porque, com um mercado cada vez mais competitivo, os empresários necessitam de um grande aprofundamento no que diz respeito ao comportamento, necessidades e expectativas dos seus consumidores, para então basear a sua estratégia de marketing a partir dessas premissas, fazendo com que o resultado obtido seja o melhor possível.

Assim, a principal tarefa do marketing será contribuir para a divulgação de um produto ou marca, em conformidade com as necessidades de cada um dos seus clientes, focado em apresentar soluções adequadas. Portanto, todas as estratégias contribuem para que a empresa ganhe notoriedade, aumente a sua visibilidade e crie uma identidade forte no mercado, fazendo com que mais clientes a procurem.

Cumpre destacar que, além dos pequenos negócios, ter uma boa estratégia de marketing também pode ser útil para profissionais liberais que estão iniciando a sua atuação no mercado ou para aqueles que desejam expandir o seu negócio. Sendo assim, existem opções de marketing para fisioterapeutas, contadores, profissionais liberais do setor de TI, advogados e muito mais.

Principais estratégias de marketing para adotar no seu negócio

A seguir, separamos as melhores estratégias de marketing para pequenos negócios que você deve implementar na sua empresa para conseguir uma grande melhora na visibilidade dos seus negócios e consequentemente um aumento na venda dos seus produtos e serviços, são elas:

Desenvolvimento do plano de negócios

Muitas pessoas acreditam que basta fazer anúncios que o seu negócio irá ganhar mais clientes. No entanto, sabemos que isso está totalmente errado. Isso porque, adotar uma estratégia de marketing direcionada a pequenos negócios requer o desenvolvimento de um bom plano de negócios, capaz de fazer uma boa orientação das posteriores ações que serão tomadas.

Assim, antes de tudo será necessário definir quais serão os objetivos da empresa ao adotar o marketing digital nos negócios, o público que pretende atingir, os canais a serem utilizados, o orçamento disponível para gasto e a forma de mensuração dos resultados. A partir dessa base, o caminho a ser seguido se tornará mais simples e os resultados serão melhores.

Utilize a ferramenta Google Meu Negócio

A evolução tecnológica permite mais comodidade aos usuários da rede de internet. Com isso, grande parte dos consumidores optam por realizar pesquisas utilizando ferramentas de busca como o Google. Essa busca será o guia para escolher a empresa onde será feita a compra. Sendo assim, se você não está localizado nessas ferramentas, saiba que isso pode ser um ponto negativo para sua empresa, pois estará perdendo ótimas oportunidades de negócio na rede.

Para sanar este problema, utilize uma ferramenta simples chamada Google Meu Negócio e cadastre a sua empresa. Assim, sempre que as pessoas procurarem pelas palavras-chave correspondentes aos seus produtos ou serviços, a sua empresa será exibida. Esta atitude irá criar uma grande exposição da empresa, fazendo com que milhares de pessoas visualizem aquilo que você está oferecendo.

Crie um blog associado ao seu negócio

A criação de um blog ou site relacionado às atividades ou aos produtos que a pessoa vende é conhecido como marketing de conteúdo. Essa estratégia diz respeito a utilizar conteúdos para abordar os aspectos positivos do negócio e dos serviços para trazer mais exposição, agregando valor à atividade empresarial e a marca. Assim, você pode utilizar essa modalidade de marketing para educar as pessoas acerca dos seus produtos ou serviços, bem como trazer informações importantes sobre elas. Com isso, você conseguirá converter vários leitores em leads.

Adapte o seu negócio para o mundo digital

Se você vende produtos ou serviços, provavelmente já se deu conta do potencial de crescimento que a internet pode gerar. Com isso, é necessário adaptar o seu negócio para o mundo digital, seja ele uma loja ou mesmo serviços. Para tanto, uma boa dica é utilizar as redes sociais para fazer postagens sobre os produtos e serviços. Isso porque elas possuem um alcance gigantesco e facilitam o contato por parte das pessoas interessadas.

Mensure e interprete os acessos às suas redes

como fazer marketing para pequenos negócios

Quem trabalha com sites e redes sociais deve se atentar a todas as métricas que envolvem o seu negócio. Para isso, basta utilizar as próprias ferramentas que eles oferecem, como o Google Analytics. Por meio destas ferramentas, o dono do negócio pode identificar a origem dos usuários que estão procurando a empresa, bem como padrões de interação, que servirão de base para uma adequação às necessidades e objetivos dos clientes.

Portanto, mensurar e interpretar tais interações é fundamental para implementar estratégias de venda eficazes. Assim, ao seguir todas essas dicas, você poderá fazer um marketing para pequenos negócios eficaz, que trará excelentes resultados para a empresa, fazendo-a ganhar notoriedade, reforçar a identidade e expandir a sua carteira de clientes.

 

 

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