ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Dicas de organização pessoal para corretores

16/5/2022 - Mairinque - SP

Um corretor de imóveis é considerado um profissional diferenciado do mercado de vendas, tendo em vista que o seu trabalho não gira em torno de uma simples compra ou venda, mas com os sonhos da vida dos seus clientes. Comprar uma casa ou apartamento não é uma decisão tomada da noite para o dia pelo cliente, mas sim o resultado de um longo período de planejamento. Na gestão imobiliária, é importante que você entenda como o corretor de imóveis organiza seu trabalho diário ou pelo menos como deve organizá-lo. Manter-se organizado e eficiente em sua vida cotidiana é uma das melhores maneiras de ser mais produtivo em qualquer ocupação. Para os corretores, a organização é fundamental. 

Afinal, você pode economizar muito tempo se organizando e ainda impressionar seus clientes. Para quem trabalha na gestão imobiliária, é importante passar a pauta para os corretores mais inexperientes para ajudá-los. O aumento da produtividade é o desejo de 10 em cada 10 profissionais, e os corretores de imóveis não ficam de fora. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de organização pessoal para corretores. Portanto, se quer saber como se organizar corretamente, continue a leitura deste texto até o final e saiba mais.

Corretor de imóveis: como organizar a rotina?

Organizar a rotina talvez não seja uma tarefa tão fácil, independente de qual profissão você exerça. No entanto, algumas dicas simples podem ser de grande utilidade. Abaixo, separamos algumas que podem otimizar o seu ambiente de trabalho, são elas:

Crie uma agenda 

Ter uma agenda e usá-la corretamente é a primeira dica para quem deseja gerenciar as suas tarefas do dia a dia, bem como ter maior controle dos clientes que entram em contato para solicitar algo. Através da criação de uma agente, é possível organizar e gerenciar todas as atividades, bem como identificar os clientes para os quais se está trabalhando. Logo, a agenda de gestão imobiliária é uma excelente opção para ficar atento a todos os detalhes sobre o seu negócio de forma simples e prática.

Documente todas as atividades do seu dia

Ao longo do dia, um corretor de imóveis desempenha diferentes atividades. Logo, pode ser um pouco problemático lembrar de cada uma delas. Isso porque o corretor de imóveis passa o dia todo correndo de um compromisso para o outro, e em pequenos intervalos, faz uma pausa para descansar e comer. Sendo assim, documentar todas as atividades do dia pode ser uma excelente escolha. Isso porque ele pode consultar quais foram as atividades realizadas, caso precise.

Neste caso, a utilização de um sistema de locação de imóveis pode ser uma excelente opção para ajudá-lo a organizar as suas atividades e fazer a documentação de cada uma delas. Por meio deste sistema, é possível manter um histórico de atendimento completo dos seus clientes, de modo a acessar este histórico na hora que você desejar, tudo isso de forma simples e prática.

Evite a bagunça

Tendo em vista que corretores de imóveis trabalham com uma grande quantidade de arquivos e documentos, é necessário evitar a todo custo acumular bagunça no seu escritório. Quando diversos documentos e outros papéis se misturam, a tarefa de recuperar um deles que você está precisando se torna muito mais complexa. Deste modo, o seu local de trabalho irá se tornar uma grande montanha de papéis, onde dificilmente conseguirá encontrar um que precisa.

Deste modo, você precisa manter este ambiente sob controle. Para isso, pode separar a documentação em pastas e arquivos, sejam eles virtuais ou físicos. Em cada uma destas pastas ou arquivos, faça uma descrição do tipo de documento que se encontra guardado nela. Assim, facilitará caso você procure. Se todo o ambiente de trabalho estiver bem organizado, você não passará pelo constrangimento de procurar uma pilha de documentos na hora de atender os seus clientes.

Elabore uma rotina e fuja das distrações

Ter uma rotina bem elaborada pode melhorar a sua produção e fazer com que você alcance melhores resultados. Para isso, utilize a agenda que mencionamos anteriormente e, sempre que acordar, verifique na agenda quais são as tarefas do dia, desde o início até o final. Também é necessário ter em mente que algumas pessoas levam um tempo até conseguir atingir o ápice da sua concentração, seja pela falta de uma rotina organizada ou mesmo pelos rituais desgastantes.

Estabeleça metas e objetivos

Quando falamos de metas e objetivos, não estamos falando daquelas a longo prazo. As metas e objetivos que tratamos aqui são aquelas diárias ou mesmo semanais. Selecionar a lista de atividades ao longo do dia pode ser uma boa ideia. Com isso, você não vai precisar ficar a noite toda pensando naquilo que deve ser feito no outro dia. Crime metas de atendimento ou resolução de problemas, assim como objetivos que devem ser cumpridos.

Para ajudar a trazer motivação no cumprimento das metas e dos objetivos, você pode estipular alguns mimos caso cumpra todas elas, como comprar uma roupa, comer uma comida que gosta, etc. Isso irá estimular o seu cérebro a cumprir a tarefa com um senso maior de urgência.

Faça algo que gosta para liberar o estresse

Uma das melhores formas de aumentar a sua produtividade é fazendo algo que gosta. Ela também contribui para a liberação do estresse, fazendo com que você fique mais leve e possa desempenhar da forma correta o trabalho. Sendo assim, procure algo que gosta e aos finais de semana busque fazê-lo. Assim, a sua mente irá descansar e você poderá recarregar as baterias para voltar na segunda-feira totalmente disposto a realizar o trabalho.

Chame os amigos ou colegas de trabalho para um happy hour. Além de se divertir, você pode melhorar a sua “network” e conquistar novos clientes. Embora esta dica não seja propriamente de organização, ela funciona ajudando a melhorar a sua produtividade, pois pouco adianta ser bem organizado, mas ao chegar no trabalho, não ter ânimo para desempenhar as atividades cotidianas, prejudicando assim todo o seu rendimento e consequentemente fazendo com que a sua produtividade caia de forma considerável.

Compartilhe no Whatsapp