ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Educação infantil: Veja dicas e atividades que podem ajudar o seu filho a aprender multiplicação

18/5/2022 - Mairinque - SP

Aprender multiplicação talvez seja uma das ações mais necessárias ao longo da vida, já que é um conteúdo muito utilizado da matemática básica. Porém, na educação infantil, há algumas dificuldades em se aprender esse conteúdo.

A multiplicação para iniciantes não é mais difícil que a divisão, mas ainda assim tem suas dificuldades para quem começou a aprender. Para a sorte das crianças, há dicas para decorar a tabuada rapidamente.

Então, como aprender a multiplicação de forma fácil? Prossiga com a leitura e conheça alguns macetes!

 

Educação infantil: como aprender a multiplicação de forma fácil?

“Algumas crianças apresentam uma habilidade natural para aprender multiplicação, outras demoram. Não é possível precisar um tempo fixo para entender a tabuada.”

Para aprender matemática, é necessário um tanto de paciência dos pais, principalmente se a criança não parece ter tanta familiaridade com a matéria. Além disso, a multiplicação para iniciantes exige que os pais tenham tempo para os seus filhos.

E como aprender a multiplicação de forma fácil? Você precisa dividir o seu tempo em preparação com a criança e o momento de aprendizado, onde aplica as dicas para decorar a tabuada. Veja agora essas duas etapas!

 

Desconecte-se do celular, conecte-se com seu filho

Antes de começar os estudos com seu filho, é importante que reserve um tempo onde tenha foco exclusivo em ensinar a multiplicação para ele. Dessa forma, nem você, nem seu filho, devem ter a atenção em outra coisa além disso.

Por isso que ele deve estar bem descansado e sem fome, além de distante de qualquer computador, exceto se for necessário para o estudo. Já você não deve se preocupar com o trabalho agora ou olhar o celular a cada notificação.

 

Veja o que seu filho já sabe sobre a multiplicação para iniciantes

Para o seu filho aprender essa matemática, é importante que ele entenda ao menos o significado da multiplicação. Se ele já souber que a multiplicação é uma forma mais prática da adição (onde o número é somado várias vezes), é um ótimo ponto de partida.

 

Escreva ou imprima uma tabuada para crianças

Para melhor ensinar o seu filho, é importante que tenha uma tabuada próxima onde ele pode encontrar os resultados. Esse primeiro contato é essencial para já familiarizar ele com as diferentes tabelas, do 0 ao 10.

Contudo, esse recurso deve ser utilizado apenas temporariamente – após um tempo, é importante que a criança seja capaz de realizar cálculos mentais.

 

Comece com as tabelas menores

No aprendizado da multiplicação, é importante que vá aumentando a dificuldade gradualmente. Por isso, comece pela tabuada do 0, onde a criança vai entender que todo número multiplicado por 0 é igual a 0.

Depois, parta para as tabuadas de 1, 2 e 3. Na tabuada do 2, a criança vai entrar em contato com outra regra: todo número multiplicado por 2 tem como resultado um número par.

Já na tabuada do 1, ela vai perceber que todo número multiplicado por ele é igual a si mesmo.

 

Já introduza o seu filho a algumas regras da multiplicação

Aproveitando a deixa do último tópico, há outras regras da multiplicação que facilitam o entendimento do seu filho. Elas servem como dicas para decorar a tabuada, pois tornam o aprendizado muito mais rápido:

 

Utilize dos jogos de multiplicação

Na internet, há uma grande infinidade de jogos de multiplicação que pode utilizar no aprendizado. Eles são simples, interativos e visualmente interessantes, sendo capazes de prender a atenção do seu filho. Alguns exemplos são:

Além disso, você e seu filho podem criar o próprio jogo de tabuada para crianças, como por exemplo, um jogo de memória com cartas!

 

Conclusão

A minha dica final para você é que entenda bem como o seu filho se relaciona com o mundo e com a matemática básica. Ninguém aprende da mesma forma e isso deve ser levado em consideração ao ajudar no aprendizado do seu filho.

Na educação infantil, você e o professor devem colaborar juntos para que a criança tenha o melhor desempenho. Se o ensino da escola é continuado em casa da melhor forma, é mais que certo que o seu filho aprenderá a multiplicação!

 

 

Compartilhe no Whatsapp