ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Laser ND Yag Q-Switched para remoção de micropigmentação

23/5/2022 - Mairinque - SP

Até os dias de hoje, muitas pessoas costumam achar que micropigmentação e tatuagem são coisas permanentes e que, uma fez feitas, não é possível remover da pele. Porém, podemos dizer que isso já não é mais um fato e aquelas pessoas que se arrependerem de terem feito um procedimento de micropigmentação ou tatuagem podem contar com ferramentas tecnológicas para realizar o procedimento de remoção, como é o caso do Laser ND Yag Q-Switched, uma ferramenta capaz de remover até mesmo as camadas mais profundas de tinta da pele.

Até mais ou menos 10 anos atrás, somente era possível remover pigmentos da pele de uma pessoa através do procedimento de excisão cirúrgica. Todo este procedimento invasivo era bastante doloroso e complexo. No entanto, graças a tecnologias como o Laser ND Yag Q-Switched, é possível remover tanto uma tatuagem como a micropigmentação feita na sobrancelha. E foi por isso que a nossa equipe optou por trazer este artigo. Nele, falaremos um pouco mais sobre o laser e o processo de remoção da micropigmentação. Sendo assim, para saber mais, continue lendo o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas.

Que tipo de lasers são utilizados para remoção de micropigmentação?

No mercado atual, as melhores opções de lasers para serem utilizados na remoção de micropigmentação são aqueles que utilizam uma tecnologia conhecida como Q-Switched. Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para alcançar partes mais profundas da pele e realizar a fragmentação dos pigmentos que forem encontrados. Isso faz com que o laser se torne uma boa opção tanto para remoção de micropigmentação quanto para tatuagem.

 

A diferença entre o laser com tecnologia Q-Switched e o laser comum é que a sua ponta é capaz de projetar feixes de luz. Enquanto isso, um laser comum faz a emissão da luz de forma contínua. Com o laser Q-Switched, os pulsos de luz são feitos de forma intermitente, de modo a tornar a rajada concentrada e fazer com que ela se torne bastante eficiente. Além do mais, a duração é ultrarrápida e dura apenas milésimos de segundos. Isso faz com que praticamente não cause nenhum tipo de dano a pele.

 

O termo Q-Switched se refere ao pulso de energia emitido pela ponteira, bem como pela capacidade de concentrar energia em pulsos rápidos e intensos. Por fim, a letra Q se refere ao fator ressonador do laser. Hoje, existem 3 tipos de lasers, são eles:

 

Alexandrite (775nm): este tipo de laser tem um comprimento de onda com 77 nm e é responsável por fazer a remoção de tinta com pigmentação verde, tudo isso de forma muito eficiente. Ele é uma excelente escolha para a remoção de micropigmentação colorida, no entanto, a cor escura não é totalmente removida por este laser;

 

Q-Switched: Ruby (694nm): o laser em comento foi a primeira opção a ser disponibilizada no mercado. O seu comprimento de onda mede 694 nm, emitindo uma luz vermelha. Ele desempenha excelentes resultados na hora de fazer a remoção de micropigmentação escura, como é o caso do azul e preto, assim como nas tatuagens amadoras. No entanto, a sua utilização pode causar uma hipopigmentação transitória na pele onde foi aplicado, porém, essa marca sairá após um tempo;

 

ND Yag Q-Switched (532 e 1064 nm): o laser ND Yag é uma das opções mais avançadas do mercado, sendo considerado o mais eficaz na remoção da micropigmentação de sobrancelha. Ele consegue emitir dois comprimentos diferentes de onda, um deles com 532 nm e o outro com 1064 nm. O primeiro comprimento de onda é responsável por fazer a remoção da pigmentação vermelha, amarela e laranja. Enquanto isso, o segundo comprimento de onda é responsável por fazer a remoção dos pigmentos azul e preto. Deste modo, o laser ND Yag para remoção de micropigmentação é o mais versátil e consegue remover desde micropigmentação até tatuagens profundas.

Qual a diferença entre os aparelhos para remoção de micropigmentação?

Existem diferentes modelos e tipos de dispositivos a laser para remoção de tatuagem e outras micropigmentações no mercado. A tecnologia utilizada em todos esses dispositivos é praticamente a mesma, mas o que diferencia um dispositivo do outro é a forma como ele conduzirá a tecnologia.

 

Alguns aparelhos são mais simples de construção e possuem menos possibilidades de ajuste, sendo que o próprio profissional costuma ser o responsável por ajustar todas as funções para se adequar ao tipo de uso. Exceto que outros programas não podem ser executados no mesmo dispositivo.

 

Outros aparelhos já possuem construções mais modernas e mais fáceis de operar, como o Inkie Laser. Este dispositivo permite realizar protocolos a laser de remoção de tatuagens com mais eficiência e obter melhores resultados. Além disso, possui uma gama maior de procedimentos para remover áreas pigmentadas, como as manchas de sol e melasmas, e possibilitar outros tipos de tratamentos.

Por que o laser ND Yag Q-Switched é a melhor escolha?

O laser ND Yag Q-Switched é a melhor opção graças a toda segurança e eficácia que ele oferece na hora de realizar procedimentos de despigmentação, como o da sobrancelha ou mesmo de uma tatuagem. Como já foi dito anteriormente, ele possui dois comprimentos de laser, que são capazes de remover todos os tipos de pigmentação, desde cores mais claras até as mais escuras.

 

Este laser é uma ótima escolha devido ao fato de possuir uma potência elevada, capaz de atingir as pigmentações mais profundas da pele dos pacientes sem trazer nenhum tipo de dano ao local ou ao redor. Deste modo, as possibilidades de sofrer com algum tipo de efeito colateral são bastante reduzidas, trazendo muito mais conforto aos pacientes.

 

Embora o laser ND Yag Q-Switched não traga especificações acerca da quantidade de sessões necessárias a total remoção da micropigmentação, estima-se que seja algo em torno de 1 a 3 sessões, cada uma delas com duração de 10 a 20 minutos. O intervalo entre essas sessões deve ser de pelo menos 30 dias. Este é o tempo necessário para que a pele se recupere e cicatrize totalmente.

 

Compartilhe no Whatsapp