ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

O que é o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial?

28/5/2022 - Mairinque - SP

Vivemos em uma época onde a preocupação com a aparência cresceu de forma significativa. Hoje, o setor de estética já movimenta bilhões de reais todos os anos e cada vez mais pessoas estão em busca de tratamentos e ferramentas que possam manter a sua pele jovem por mais tempo. A boa notícia é que existem diversas opções de tratamentos que podem ser utilizados atualmente, de forma a manter o SMAS saudável e com boa sustentação.

Para quem não conhece, o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS) é uma estrutura responsável por manter a boa aparência da sua face, fazendo com que o rosto apresente um aspecto juvenil por muito mais tempo. Além do mais, com os avanços da tecnologia, surgem alguns equipamentos milagrosos como o Hipro, que permitem melhorar a saúde do SMAS e consequentemente a do rosto do paciente. Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre o SMAS, Hipro e os tratamentos que podem ajudá-lo a manter a sua pele com o aspecto jovem por mais tempo. Portanto, para saber mais, continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas.

O que é o SMAS?

O Sistema Muscular Aponeurótico Superficial, ou como é conhecido, SMAS, nada mais é do que uma estrutura que presta suporte a todos os músculos da face. Sendo assim, o SMAS é o tecido responsável por fazer o envelopamento dos músculos do rosto, ou seja, os músculos que realizam as expressões faciais dos indivíduos. Essa estrutura também está presente em todo o corpo, localizada sob a pele, mais precisamente entre a camada mais profunda e a camada de gordura superficial.

 

O SMAS é uma estrutura extremamente importante e desempenha um papel fundamental no processo de envelhecimento do corpo e da face. Quanto mais envelhecemos, mais o SMAS se torna fraco e reduz o seu suporte aos músculos do corpo, ou seja, a nossa capacidade de manter a gordura, músculo e pele se torna reduzida com o passar do tempo. Além do mais, ao unir este processo com fatores ambientais e gravidade, isso contribui para que surjam linhas de expressão e perca o vigor juvenil.

Como ocorre o processo de envelhecimento?

Como já foi dito, a redução na capacidade do SMAS contribui diretamente para este processo. No entanto, existem alguns fatores intrínsecos e extrínsecos que também podem ajudar na redução da capacidade do SMAS, bem como no envelhecimento da pele.

Fatores intrínsecos

Entre os fatores intrínsecos, temos:

Fatores extrínsecos

Os fatores extrínsecos são os mais problemáticos, tendo em vista que eles geralmente são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele das pessoas. Entre estes fatores, podemos citar:

 

 

Com isso, à medida que o tempo passa e nós envelhecemos, algumas alterações também são experimentadas pelo SMAS, fazendo com que ele se torne mais fraco, bem como perca a sua capacidade de sustentação da pele das pessoas. No mesmo sentido, a ação da gravidade também desempenha um papel importante. Isso porque graças a ela, ocorre o chamado “derretimento facial”, ou seja, o rosto perde o aspecto elástico e acaba ficando “murcho”.

 

Um dos problemas mais comuns enfrentados até pouco tempo era justamente a dificuldade dos tratamentos utilizados. Isso porque além de bastante caros, eles eram invasivos ao extremo, como a cirurgia de lifting facial. Este procedimento consiste na realização de uma incisão no tecido da face até que atinja o SMAS. Em seguida, o SMAS é tracionado e ocorre uma remoção de todos os tecidos subjacentes, removendo a pele em excesso e suturando o tecido. 

 

Tendo em vista a profundidade da pele, os procedimentos estéticos utilizados eram limitados ao tecido adiposo e, grande parte deles não conseguiam alcançar o SMAS. No entanto, devido aos inúmeros avanços tecnológicos, foi possível criar um tratamento especificamente para o SMAS. Além do mais, a necessidade de intervenção cirúrgica também foi deixada de lado. Tudo isso se deu graças à utilização do Hipro.

Hipro

Este equipamento é um dos maiores revolucionários quando falamos de cuidados com a pele. Isso porque, além de tornar desnecessária a intervenção cirúrgica, ele é uma ferramenta não invasiva e que oferece os melhores resultados aos pacientes. Inicialmente, o Hipro dispensa a necessidade de realização da troca de cartuchos, trabalhando com profundidades que variam de 1,5mm à 1,45mm (tratamentos realizados na face dos pacientes, assim como nas profundidades de 6mm até 13mm (tratamentos realizados no corpo). Tudo isso através de ajustes feitos eletronicamente por meio do software do Hipro, fazendo com que haja uma redução drástica no tempo das sessões.

Como o Hipro funciona?

O Hipro utiliza um sistema voltado a coagulação térmica, com foco na camada SMAS da pele e na sua parte mais profunda, realizando o chamado Lifting. Com isso, ele consegue recuperar o SMAS e fazer com que ele mantenha a sua atividade regular, permitindo ao rosto manter o aspecto jovem. O melhor de tudo isso é que não precisa de ablação ou qualquer outro tipo de cirurgia que pode causar danos à pele do paciente.

 

A utilização da tecnologia de ultrassom microfocado presente no Hipro permite o descarte da utilização de cartuchos que são bastante caros. Além do mais, outros excelentes benefícios podem ser encontrados a partir da utilização desta tecnologia, como:

Autonomia

Graças ao aplicador circular, é possível ter autonomia para uma grande diversidade de tratamentos, proporcionando mais flexibilidade ao responsável.

Personalização

O mesmo aplicador permite a utilização de pelo menos 15 profundidades, que variam de 1,5 até 13mm.

Tecnologia

A tecnologia embarcada neste equipamento o torna mais versátil e inovador, fazendo com que ocorra um ajuste eletrônico de profundidade e descartando a utilização de cartuchos.

 

Portanto, o equipamento Hipro e o sistema de ultrassom microfocado podem ser de grande ajuda no tratamento da sua pele, melhorando a flacidez tanto do corpo quanto do rosto, bem como trazendo um rejuvenescimento a partir da remoção das rugas e das linhas de expressão.

 

Compartilhe no Whatsapp