ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Modelos de contrato de aluguel: Onde encontrar os melhores

11/6/2022 - Mairinque - SP

Morar de aluguel é algo bastante comum na vida da maior parte dos brasileiros. Embora o sonho da casa própria seja bastante presente, existe uma grande parcela da população que opta por alugar um imóvel para viver. Seja pela liberdade que proporciona ou mesmo pela facilidade, muitas pessoas seguem esse tipo de opção. Se você é proprietário de um imóvel e pretende anunciá-lo para aluguel, saiba que é necessário tomar alguns cuidados, como ter modelos de contrato de aluguel para disponibilizar aos clientes, garantias e muito mais.

alugar apartamento

Nesse caso, a gestão correta da locação para os inquilinos irá poupar o locador de diversas dores de cabeça futuramente. Sendo assim, é ideal contar com modelos de contrato de aluguel para prevenir quaisquer irregularidades ao longo do período em que o inquilino permanecer no imóvel. Abaixo, iremos falar um pouco mais sobre a importância de ter modelos de contrato de aluguel, assim como onde você pode encontrar os melhores. Dessa forma, continue a leitura do texto abaixo para ficar por dentro das nossas dicas.

Cuidados antes de locar seu imóvel

Antes de locar o imóvel a terceiros, os proprietários devem tomar alguns cuidados simples para evitar problemas. Abaixo, você confere algumas dicas:

 

Evite alugar para qualquer pessoa

Muitos proprietários acabam se precipitando na hora de alugar o seu imóvel, por medo de perder o contrato com o cliente. No entanto, devemos avisar que a precipitação deve ser evitada. Isso porque, existem inquilinos que podem deteriorar o seu imóvel a ponto de todo o dinheiro recebido ao longo do contrato não ser suficiente sequer para o pagamento dos reparos que serão necessários. Sendo assim, converse com o interessado, aprenda mais sobre ele e verifique se ele é ou não cuidadoso.

Preste atenção às condições do imóvel quando entregar ao locatário 

A lei que disciplina o tema é bastante clara quanto ao estado de conservação do imóvel a ser entregue. De acordo com ela, é necessário que este móvel esteja em boas condições para o uso do inquilino, de modo a proporcionar qualidade de vida. O mesmo vale para o inquilino, que ao sair o imóvel, deve deixá-lo nas mesmas condições que foram encontradas.

Faça uma vistoria no imóvel

como fazer contrato de aluguel

Outro ponto que deve ser levado em consideração antes de alugar o seu imóvel é realizar uma vistoria e fazer toda a documentação. Essa documentação serve para identificar qualquer tipo de detalhe presente no imóvel, de modo a mantê-lo seguro contra possíveis alegações que o locatário poderá fazer ao sair. Ao ter os documentos em mãos, você sabe exatamente o que estava presente no imóvel e todos os seus detalhes.

Faça um contrato

Se você não sabe como fazer contrato de aluguel, chame um profissional ou utilize os modelos de contrato de aluguel disponíveis na internet. Você não deve de forma alguma locar o seu imóvel sem firmar um contrato com o locador. Por meio deste contrato, cria-se uma proteção não só para o locador, mas também para o locatário. Sendo assim, preste bastante atenção e não se esqueça do contrato.

Como escolher um bom inquilino?

cuidados ao alugar imovel

Quando se tem um imóvel disponível para aluguel, é necessário se atentar a todo um processo para evitar dores de cabeça. No entanto, algo que tira o sono dos locatários é sem dúvidas escolher um bom inquilino. Isso porque o inquilino será o grande responsável por cuidar do seu patrimônio ao longo da vigência do contrato. Daí se pode verificar a importância de escolher a pessoa certa para ocupar o imóvel que você possui. Nesse caso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher um bom inquilino, são elas:

 

Importância de registrar o contrato em cartório

Fazer o registro do seu contrato de imóvel é de grande importância porque torna indiscutível o conteúdo do documento. Seus procedimentos podem ser feitos por qualquer interessado. No cumprimento do contrato, estamos cientes do risco de questões como cumprimento de obrigações, inquilinos não pagarem suas contas, etc. que criam problemas para o proprietário do imóvel.

 

Para evitar isso, o principal cuidado que deve ser tomado é redigir o contrato corretamente em primeiro lugar. O documento deve ser elaborado de forma a incluir os termos necessários e todos os direitos e obrigações de ambas as partes. Mas outro procedimento utilizado para evitar possíveis transtornos é registrar o contrato em cartório. O registro torna o contrato público, ou seja, a terceiros, e serve de prova legal em caso de cobrança indevida de uma das partes. Para tanto, é possível contar com os modelos de contrato de aluguel.

Sites para obter modelos de contrato de aluguel

Se você prefere ter mais comodidade, saiba que pode contar com os modelos de contrato de aluguel disponíveis na internet. Para tanto, existem algumas opções disponíveis em sites como:

 

99contratos: https://www.99contratos.com.br/contrato-locacao-residencial.php

Sedep: https://www.sedep.com.br/modelos-de-contratos/modelo-de-contrato-de-locacao/

Modelo Inicial: https://modeloinicial.com.br/peticao/11001583/contrato-aluguel

Normas Legaishttp://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/aluguel-residencial.htm

Jusbrasil: https://modelosdepeticaodefesarecurso.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/1127135730/modelo-de-contrato-de-aluguel-simples-word-para-preencher-atualizado

 

Como pode ver, acima você conta com os melhores sites para obter modelos de contrato de aluguel. Basta escolher o modelo preferido e usar.

 

 

Compartilhe no Whatsapp