ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Medicamentos na gravidez: O que é preciso saber sobre?

14/6/2022 - Mairinque - SP

Medicamentos na gravidez: o que é preciso saber sobre? Conheça quais os cuidados é preciso ter antes de tomar quais medicações durante a gestação!

Se você está pensando em tomar um medicamento enquanto estiver grávida, há algumas coisas a considerar. Isso é essencial porque o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê podem ser afetados pelo que você coloca em seu corpo. Cada medicamento é diferente, e seus efeitos colaterais podem incluir: aborto, morte fetal ou má formação. 

Portanto, tomar medicamentos na gravidez sem orientação médica pode ser muito perigoso. 

Medicamentos na gravidez: O que é preciso saber?

Há diversos medicamentos que devem ser evitados durante a gravidez, desde aqueles vendidos somente com receita, como é o caso de comprar Cytotec ou anti-depressivos, até os analgésicos vendidos livremente para dor e febre. 

Qualquer medicação (por mais segura que pareça ser) antes de ser tomada na gestação é preciso procurar orientação médica para evitar complicações. 

O que devo saber sobre tomar medicamentos na gravidez?

Embora muitos medicamentos na gravidez sejam seguros, um pequeno número de medicamentos pode prejudicar seu bebê. O efeito do medicamento no seu bebê também pode depender da fase da sua gravidez.

Informe o seu médico, especialista ou farmacêutico o mais rapidamente possível (de preferência ao planejar a sua gravidez), sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando ou planeje tomar.

Devo parar de tomar meus medicamentos na gravidez mesmo que estejam prescritos?

Não é seguro parar de tomar medicamentos prescritos até que você tenha falado com seu médico ou especialista. Isso ocorre porque interromper o tratamento de certas condições pode causar problemas que podem afetar você e seu bebê. Tais condições incluem:

Se o seu médico achar que um medicamento causará mais danos do que a condição em si, ele poderá alterar o medicamento, a dose, ou interromper completamente o tratamento.

Os medicamentos não sujeitos a receita médica ou de venda livre são seguros para tomar durante a gravidez?

Durante a gravidez, você provavelmente terá alguns resfriados, dores de garganta e dores de cabeça. Nessas situações, converse sempre com seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento para resfriado e gripe, analgésicos ou qualquer outro medicamento sem receita médica.

Em particular, não tome analgésicos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno e aspirina, que podem causar complicações na gravidez.

O paracetamol, que não é um AINE, geralmente é recomendado como uma escolha mais segura do que o ibuprofeno, mas verifique o motivo da dor com sua parteira, médico ou farmacêutico.

Os suplementos naturais e vitaminas afetam a gravidez?

Alguns suplementos de ervas e vitaminas podem afetar sua gravidez. Antes de tomar qualquer coisa - seja um medicamento de prescrição ou não - é melhor verificar com seu médico ou farmacêutico. Só porque é natural não significa que seja seguro.

Onde obter mais informações sobre medicamentos na gravidez?

Às vezes, não está claro se um medicamento ou suplemento é seguro para uso durante a gravidez. Antes de tomar qualquer medicamento durante a gravidez, aconselhe-se com o seu farmacêutico ou médico.

Observe também a embalagem ou leia o folheto informativo sobre medicamentos ao consumidor. Pergunte ao seu farmacêutico se um folheto está disponível. Você também pode pesquisar medicamentos por marca ou ingrediente ativo na internet ou no próprio site da ANVISA ou do Ministério da Saúde.

Compartilhe no Whatsapp