ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Ferramentas para gestão de aluguel por temporada

24/6/2022 - Mairinque - SP

Se você possui imóveis para alugar, é bastante provável que já tenha percebido o quão difícil é cuidar deste tipo de acomodação, principalmente se os aluguéis forem para temporadas. Embora sejam uma excelente fonte de renda extra, a gestão de aluguel por temporada é relativamente complicada, caso você não dedique tempo para cuidar dos detalhes referentes a ela. Ao contrário do que muitos pensam, é necessário esforço e organização para cuidar dos imóveis e mantê-los em conformidade, de modo a receber os hóspedes da melhor forma possível.

 

Da mesma forma que ocorre com qualquer empreendimento, a administração de imóveis para temporada também necessita de atenção e organização. Porém, existe um recurso milagroso que pode ajudar os locatários a fazer esse procedimento com mais simplicidade e facilidade, que são as ferramentas para gestão de aluguel por temporada. Além de serem simples, elas ajudam no planejamento financeiro do imóvel e locação, assim como na organização e agendamento das faxinas e até mesmo disponibiliza um contador para gerenciar os anúncios do seu imóvel. Criamos este texto pensando justamente em ajudá-los a descobrir todas essas ferramentas disponíveis. Dessa forma, para ficar por dentro da nossa lista, continue lendo e saiba mais.

Trello

A primeira ferramenta para gestão de aluguel da nossa lista é o Trello. Ele é extremamente simples de ser usado e permite fazer o gerenciamento dos processos, projetos e muito mais. Você pode utilizar essa ferramenta de forma 100% gratuita, de modo a trazer a ajuda que você tanto precisa para o seu dia a dia e para o dia a dia dos seus hóspedes. Ao utilizar o Trello, você consegue criar uma trilha com todas as etapas necessárias ao aluguel e pagamento do imóvel, proporcionando uma excelente experiência aos hóspedes. 

 

No momento em que o hóspede fechar a reserva e realizar o pagamento, a própria plataforma envia uma mensagem de Boas-vindas. Através dessa mensagem, você pode configurá-la para perguntar ao cliente o horário que ele pretende fazer o check-in, assim como dar algumas dicas de alimentação e entretenimento próximas à hospedagem.

Google Calendar

gestao de aluguel por temporada

Outra ferramenta bastante popular entre os usuários é o Google Calendar. No entanto, muita gente não sabe que é possível utilizar essa ferramenta para a gestão de aluguel por temporada. Além dessa função, o Google Calendar pode ser usado para as mais diversas finalidades, tendo em vista a segurança e conveniência oferecidas por ele. Assim, você pode utilizar o Google Calendar para organizar os seus aluguéis através de planilhas do Excel e agendas online, pois todos os dados criados ficam salvos automaticamente em nuvem, de modo que seja possível utilizá-los quando e onde quiser, através do seu telefone celular com conexão a internet.

 

Você pode salvar qualquer tipo de evento na sua agenda através do Google Calendar. Com isso, ao se aproximar da data, ele envia notificações no celular e no seu e-mail. Algumas das principais utilizações deste aplicativo são: marcar o horário e a data de compromissos importantes, como faxinas, check-in e check-outs, pagamento de fornecedores e funcionários, entre vários outros. Todas essas tarefas fluem facilmente neste aplicativo. Fora todos os recursos mencionados, você ainda pode marcar pessoas nas tarefas agendadas. Com isso, o Google Calendar envia notificações para essas pessoas e as avisa sobre os compromissos.

Mailchimp

O Mailchimp é uma excelente opção para você se comunicar com hóspedes que já alugaram o seu imóvel. Isso porque, se você não mantém um canal de contato com essas pessoas, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade de negócio. A justificativa para isso é que as pessoas que tiveram boas experiências no seu imóvel tendem a voltar uma outra vez, caso estejam de passagem pela cidade. Além disso, elas também podem indicar a propriedade para outros clientes em potencial. Mas para que isso ocorra, você precisa contatar esses hóspedes antigos através do e-mail, contando com o Mailchimp para essa finalidade. Portanto, podemos dizer que se trata de uma ótima opção para gestão de aluguel por temporada, tendo em vista que você pode fazer algumas ações, como:

 

Esta plataforma é totalmente gratuita e você pode enviar 2 mil e-mails por dia, inclusive configurando e-mails automáticos, caso queira pagar uma taxa de adesão.

Google Drive

O sistema de armazenamento do Google Drive pode ser uma excelente ferramenta para gestão de aluguel por temporada. Isso porque ele possui diversas ferramentas totalmente gratuitas para serem usadas e melhorarem a experiência dos usuários. Através desta ferramenta, você pode criar pastas com fotos do imóvel, dados dos hóspedes, contratos e até mesmo planilhas de finanças. O melhor disso tudo é que você pode compartilhar essas informações com quem quiser.

Accordous

Por fim, temos a ferramenta de gestão de aluguel conhecida como Accordous. Ela oferece inúmeros recursos, como o reajuste automático dos preços, de acordo com os parâmetros indicados; criar cobranças recorrentes e adicioná-las na fatura do aluguel; geração e envio automático das faturas; emissão automática dos boletos; acordo com os hóspedes; controle dos pagamentos recebidos; administração conjunta com profissionais como corretores, contadores e advogados; geração de relatórios completos. Portanto, podemos dizer que se trata de uma das opções mais completas de toda a nossa lista.

Ferramenta de gestão de aluguel: qual a melhor?

Todas as opções mencionadas anteriormente são ótimas e funcionam como um bom sistema de locação de imóveis. No entanto, em uma comparação aprofundada, temos que a ferramenta de gestão de aluguel Accordous é a melhor opção, graças a todos os recursos e benefícios oferecidos aos usuários e proprietários de imóveis. Portanto, se você está em busca de uma ferramenta para gestão de aluguel, saiba que a Accordous pode resolver todos os seus problemas.

 

Compartilhe no Whatsapp