ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Suporte de TI: Por que é essencial? – Confira bons motivos!

11/7/2022 - Mairinque - SP

Suporte de TI: Por que é essencial? Por que devemos investir em um bom suporte de TI para nossas empresas? Vale a pena contratar uma empresa especializada em suporte de TI para nos auxiliar no cotidiano? Qual é o custo mensal disso? Vale a pena contratar um profissional de TI particular? Como funciona consultoria de TI?

A Tecnologia da Informação, ou somente “TI” como também é conhecida, trata-se de um setor muito amplo de atuação e que possui tantos caminhos que é quase impossível descrevê-los em somente um conteúdo. Aliás, está sempre em expansão, então sim, é realmente impossível descrever TI em quantos conteúdos sejam.

Para se ter uma noção, a tecnologia já avançou tanto que podemos tomar como exemplo a ida do homem à Lua: Neil Armstrong e seus companheiros pisaram em superfície lunar com cerca de 2kb de Ram para armazenamento de dados, enquanto hoje o Joãozinho tem 256GB de memória em um dispositivo pessoal que cabe no seu bolso.

Com todo esse avanço, podemos usufruir de uma série de tecnologias que antes consideramos impossíveis. Essa facilidade também chegou ao meio corporativo, que precisa cada vez mais de máquinas potentes para dar conta de toda a produtividade de uma equipe.

Essas máquinas, softwares e redes precisam de manutenção quase que diária, surgindo então o suporte de TI. Afinal, de uma vez por todas, o suporte de TI: por que é essencial? Veremos a resposta para essa e outras perguntas no decorrer do nosso conteúdo. Acompanhe-nos até o final, vamos lá!

O que é suporte de TI?

Afinal, o que é suporte de TI? Antes de saber suporte de TI por que é essencial, precisamos entender mais sobre esse conceito. Em suma, o suporte de TI, como o próprio nome indica, trata-se do auxílio a alguma empresa ou setor da mesma quando o assunto é a Tecnologia da Informação.

Existem diversas formas em que esse auxílio pode ser dado: correção de bugs em softwares, salvamento de progressos diários na nuvem, criação de um plano de Disaster Recovery em caso de imprevistos que gerem problemas maiores, verificação e melhoria de potência de máquinas usadas, etc.

Dessa forma, o profissional de TI acaba sendo um “faz tudo” em termos de tecnologia dentro de uma empresa, mas também pode ser contatado de forma específica, para resolver só um tipo de problema, como softwares parando sem parar ou simplesmente realizando backup de dados diário.

Suporte de TI por que é essencial?

Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo, onde explicamos a você suporte de TI por que é essencial. Como já deve imaginar, uma empresa sem um bom suporte de TI, seja esse terceirizado ou particular próprio, pode entrar em um verdadeiro caos a depender do estágio em que o problema se encontra. Abaixo, deixamos uma pequena lista do por que consideramos o suporte de TI essencial:

Como vimos, o suporte de TI é essencial porque resolve tudo com maestria, já que o profissional sabe melhor do que ninguém o que está acontecendo, o que gerou aquele problema, como resolvê-lo de imediato e o que deve ser feito para evitar que venha a acontecer novamente.

Empresa ou profissional de TI autônomo: qual contratar?

Uma dúvida muito comum e que poucos respondem, é sobre a melhor indicação do tipo de serviço que deve ser contratado: uma empresa terceirizada ou profissional de TI particular, vinculado a sua empresa e que trabalha somente na resolução de problemas para o cotidiano de sua marca?

Em suma, as duas são boas opções. Mas, recomendamos que contrate uma empresa de TI para sempre estar de prontidão ao seu suporte. Isso acontece porque essas empresas possuem profissionais altamente qualificados e especializados em apenas um tipo de situação.

Dessa forma, sempre que precisar de um profissional para resolução de bugs em software, receberá um especialista no assunto. Mas, quando o assunto é infraestrutura, hardware, etc., um consultor diferenciado e também especialista pode ser contratado para aconselhar você sobre os possíveis e necessários upgrades em cada uma das máquinas presentes na sua empresa.

Então, podemos concluir que o suporte de TI é essencial porque resolve problemas de uma maneira tão rápida que acaba influenciando de forma direta nos resultados financeiros de uma marca. Esperamos ter ajudado você com as suas dúvidas. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!

 

Compartilhe no Whatsapp