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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Linha Editorial Instagram: como fazer

18/7/2022 - Mairinque - SP

De acordo com uma apuração divulgada pelo Instagram, existem mais de 1 bilhão de usuários que entram diariamente na rede social. Trata-se de um dos maiores fenômenos em termos de público de todo o mundo. O Instagram continua crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Nesse sentido, se você tem uma loja, é bastante provável que os seus clientes estejam presentes nessa rede social. Assim, se você deseja trabalhar com estratégias de marketing para seu negócio, é de suma importância criar uma linha editorial Instagram. Por meio dela, será possível atingir os resultados buscados.

 

Isso porque, quando se produz apenas conteúdos que são focados exclusivamente na venda de um produto, as chances de dar errado crescem de forma significativa. Esse é um dos maiores erros cometidos por quem abre um negócio e faz a divulgação pelo Instagram. A justificativa para isso é muito simples: nem sempre as pessoas estão prontas para comprar. Logo, criar uma linha editorial Instagram é praticamente uma regra para quem pretende desenvolver uma estratégia capaz de agregar valor e gerar engajamento com o público. Se você ainda não sabe criar a linha editorial Instagram, saiba que está no lugar certo. No texto abaixo, iremos falar um pouco mais sobre ela e como você pode criar a sua. Portanto, para ficar por dentro de tais informações, continue lendo e descubra tudo que separamos sobre o tema.

O que é a linha editorial Instagram?

Quando se trabalha com a produção de conteúdo para Instagram, a linha editorial Instagram nada mais é do que um guia, responsável por definir quais serão os temas abordados na sua rede social, no caso o Instagram. Contudo, essa linha editorial também pode ser usada em outros meios de comunicação, como os sites, blogs, canais do YouTube, Facebook, entre outros. Portanto, trata-se de uma ferramenta de ampla utilização na consultoria de marketing digital.

 

O termo conhecido como “linha editorial” surgiu e ganhou popularidade na área do jornalismo. Nela, linha editorial significa a forma como determinada empresa ou instituição é capaz de enxergar o mundo, assim como os seus valores. Através deste direcionamento, as pessoas que fazem parte da equipe podem elaborar os conteúdos. Logo, podemos dizer que é a partir da linha editorial que todos os conteúdos são criados.

 

No Instagram, temos a mesma linha de pensamento. O conteúdo criado deve seguir aquilo que o seu negócio oferece. Este conteúdo precisa ter:

 

Qual a necessidade de criar uma linha editorial Instagram?

como fazer linha editorial para instagram

O marketing de conteúdo tornou-se uma das melhores estratégias das MPMEs (Micro, pequenas, médias e grandes empresas). Os profissionais de praticamente toda e qualquer área utilizam a produção de conteúdo para construir autoridade e ao mesmo tempo prospectar novos clientes para o seu negócio. Nesse caso, se você possui uma marca e não produz conteúdo para ela, provavelmente ficará para trás no mercado.

 

No entanto, grande parte dos empreendedores ficam desesperados com a informação e produzem desesperadamente o conteúdo sem ter nenhuma estratégia por trás. Este é um dos maiores erros que os donos de negócios podem cometer na hora de iniciar a produção de marketing de conteúdo. Primeiro, você precisa definir uma linha editorial, pois ela será a responsável por segmentar o público e definir qual será o conteúdo oferecido, de modo a trazer autoridade para a página. Depois de definir uma linha editorial Instagram, você já sabe qual é o seu tema, aquele que deve aparecer no seu perfil todos os dias, seja em feeds ou stories.

Como construir a sua linha editorial Instagram

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é a linha editorial Instagram, assim como a sua utilidade, é necessário descobrir como construir a sua própria linha editorial de modo a adequar o conteúdo da sua rede social para atingir o maior público possível e converter este público em vendas. Abaixo, você confere o passo-a-passo:

Conheça o seu negócio 

Ainda que isso pareça redundante e inútil, algumas empresas desconhecem o seu negócio. Nesse sentido, você deve conhecer as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Por meio desse conhecimento, é possível criar uma linha editorial Instagram eficaz. Além do mais, essa análise aprofundada do negócio também permite que você identifique onde precisa investir o seu dinheiro e como deve ser feito esse investimento.

Descubra quem é o seu público-alvo 

Identificar o público-alvo é uma das melhores estratégias para que você construa a sua linha editorial Instagram. É por meio desse conhecimento que é possível estruturar aquilo que irá aparecer na página e no conteúdo, bem como a forma com que será exibido. Isso porque cada público se relaciona de uma forma diferente com o produto que ele deseja adquirir. Nesse sentido, adequar a sua campanha e a sua publicidade ao tipo de pessoa que está buscando é uma das formas mais eficazes de converter anúncios em vendas, ganhar autoridade e melhorar o engajamento com o público.

Responda às dúvidas do público 

O Instagram oferece uma ferramenta bastante interessante para se relacionar com os seus espectadores. Essa ferramenta é conhecida como caixinha de perguntas. Nela, você pode criar uma enquete e descobrir quais são as principais dúvidas dos espectadores. Assim, você pode direcionar o seu conteúdo e criar uma linha editorial Instagram para responder essas dúvidas. Logo, além de esclarecer as principais dúvidas, você ganha autoridade e aumenta engajamento com o público.

Crie o seu calendário e respeite-o

Como já foi dito, a linha editorial Instagram funciona como uma espécie de cronograma ou programação. Nesse sentido, você precisa criar o seu e seguir corretamente tudo aquilo que for definido. Para isso, basta seguir todas as dicas que mencionamos anteriormente, de modo organizar todos os conteúdos que serão postados, controlar a data das publicações e os prazos, analisar os resultados e, por fim, verificar se a estratégia adotada está sendo efetiva. Caso não seja, é interessante mudá-la e escolher outras. Você pode testar diversas estratégias, até encontrar uma que se adeque corretamente ao seu empreendimento.

 

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