ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

7 tipos de dobradiça para porta de madeira

27/7/2022 - Mairinque - SP

Você sabia que há vários tipos de dobradiças para porta de madeira? Essa é uma informação que muita gente não sabe, mas que é essencial ter conhecimento a respeito do assunto. Afinal de contas, cada uma tem uma função específica.

Se a sua porta de madeira for de um determinado tipo, o ideal é utilizar uma dobradiça mais específica. Esse é um detalhe que nem todas as pessoas se atentam, mas que é fundamental obter os devidos ensinamentos a respeito.

Enquanto alguns tipos são ideais para portas, há aquelas que são específicas para janelas, portões, armários, móveis etc. Então, isso quer dizer que você deve saber quais são os tipos de dobradiça para porta de madeira, a fim de evitar maiores problemas na construção da sua casa.

Além disso, a partir do momento que você obtém mais entendimento a respeito de cada uma delas, torna-se possível também optar pelo modelo mais adequado para o seu objetivo. Ao escolher a peça correta, você evita estragos e gastos desnecessários.

Então, se você quer obter maiores detalhes a respeito desse assunto, é só continuar nessa matéria que iremos falar sobre todas as questões a respeito desse assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que são dobradiças?

Se você está à procura de dobradiça para porta de madeira, primeiro é interessante saber o que são essas peças. Em suma, elas nada mais são do que um tipo de dispositivo mecânico pequeno, cuja função é conectar duas peças.

Dessa forma, permite a articulação entre elas, além do movimento de rotação da parte móvel, em relação à parte fixa.

Ademais, a dobradiça pode ser feita em metal, plástico e alumínio, mas geralmente trazem duas peças, as quais são conectadas por um eixo central.

Outra coisa que você deve saber antes de falarmos dos tipos de dobradiça para porta de madeira, é que existe um modelo certo para cada tipo de material. Ou seja, uma específica para porta comum, pivotante, portão, móveis, janelas etc.

Então, se você vai fazer uma instalação de porta de madeira, é importante procurar pelo tipo que é mais adequado a sua necessidade.

Para que servem as dobradiças?

As dobradiças servem para sustentação, basicamente. Além disso, funcionam para abrir e fechar portas ou janelas de maneira mais suave, sem que faça barulho.

Tipos de dobradiças para portas

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre esse assunto, com certeza quer saber sobre os tipos de dobradiça para porta. Dentre todas elas, podemos citar as seguintes:

Dobradiça para porta comum

Como o próprio nome diz, essa é uma dobradiça comum, que serve para as portas que são instaladas sempre em conjunto, entre a porta e o batente. Nesse caso, deve ser uma na parte superior, uma no meio e outra na região inferior.

No entanto, esse tipo de dobradiça vem disponível em dois modelos: com pino ou com anel. As com pino são mais comuns e recomendadas para portas que são mais leves.

Agora, em relação ao anel, tende a ser mais resistente e, portanto, a recomendação é para as portas que são mais pesadas, uma vez que é um modelo pouco mais reforçado.

Dobradiça pivotante

Em relação a dobradiça pivotante, trata-se de um modelo que gira em torno de um eixo vertical. Nesse caso, a dobradiça é fixa na parte de cima a na região inferior, apenas. Em virtude disso, o acessório funciona como um pivô, em volta do qual a porta gira para poder fechar e abrir.

Tipos de dobradiças para móveis e armários

Em relação às dobradiças para móveis e armários, é bom destacar que elas também são conhecidas como “dobradiças de pressão”. Fora isso, elas têm um sistema de molas com pressão, a fim de facilitar a abertura e o fechamento da porta dos armários.

Os tipos de dobradiça para porta de madeira para móveis e armários podem ser de três tipos, sendo eles os seguintes:

Dobradiças retas para móveis

As dobradiças retas são as mais comuns e sua recomendação são para as portas sobrepostas. Esse tipo também é ideal para portas de móveis que precisam de um fechamento total.

Dobradiças curvas para móveis

Em relação às dobradiças curvas, elas são ótimas para portas que são parcialmente sobrepostas. Ou seja, são aqueles móveis que têm uma sequência de portas. Nesse caso, as dobradiças permitem o abrir e fechar das estruturas, sem que uma porta atrapalhe a abertura de outras.

Dobradiças super curvas para móveis

Enfim, sobre as dobradiças super curvas, elas devem ser feitas para portas embutidas no geral. Funciona na parte interna, uma vez que fica invisível. Mas deve ser embutida na estrutura do móvel, uma vez que só aparece pelo lado de dentro quando a porta é aberta.

Tipos de dobradiças para portões

Sobre os tipos de dobradiças para portões e porteiras, podemos citar as seguintes:

Dobradiça de metal para portão

Como o próprio nome diz, trata-se de uma dobradiça feita de metal, a qual pode ser instalada em conjuntos de duas ou mais, a depender da altura e do peso do referido portão ou porteira.

Além disso, essas dobradiças devem ter uma parte para fixar no portão e uma outra para chumbar na parede. Assim, confere maior firmeza e segurança.

Dobradiças para janela

As dobradiças para janelas são sempre instaladas em pares, as quais podem ter tanto acabamento oxidado quanto cromado. Entre os modelos, citamos:

Dobradiça palmela

Esse é o tipo de dobradiça mais comum para janela, a qual tem um reforço maior e também maior distância entre o eixo e o parafuso. Em relação a sua instalação, ocorre entre o batente e a janela. Fora isso, esse tipo de dobradiça é ideal para janelas de madeira colonial.

 

Compartilhe no Whatsapp