ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Aposentadoria especial pode continuar trabalhando?

2/8/2022 - Mairinque - SP

Normalmente, sem qualquer problema você poderá continuar trabalhando em atividade, mesmo tendo se aposentado por tempo de contribuição, mesmo que tenha convertido tempo especial em comum. A questão é que algumas empresas não estão dispostas a contratar trabalhadores mais velhos porque acreditam que não conseguirão acompanhar o ritmo ou a produtividade.

O sistema de aposentadoria deve ser alterado para acomodar esses fatores. Há mais aposentados tentando um trabalho para completar a renda.

Com aposentadoria especial quem tem direito?

Cresce a preocupação sobre quem tem direito aos benefícios especiais de aposentadoria.

A Aposentadoria Especial é o benefício do INSS concedido aos trabalhadores que, devido a condições do exercício de sua profissão, tenham sido expostos à insalubridade, agentes químicos, físicos e biológicos que podem fazer mal à saúde ou periculosidade, fatores que trazem risco de morte para o trabalhador.

É importante que as pessoas conheçam seus direitos e responsabilidades quando se trata de benefícios de aposentadoria. Isso pode ser alcançado por meio da educação, conscientização e participação em programas governamentais.

Como ficou a aposentadoria especial antes da reforma?

Antes da Reforma da atual Previdência, não era necessário atingir uma idade mínima para ter direito a uma pensão especial. Era suficiente para cumprir o tempo específico de contribuição de acordo com o agente e para provar esta exposição com a documentação necessária.

Como ficou a aposentadoria após a reforma?

A reforma do INSS foi uma grande mudança no sistema de aposentadoria no Brasil. Foi implementado em 1º de janeiro de 2019 e substituiu o antigo sistema de pensões por um novo.

A reforma do INSS tem sido caracterizada por muitos como uma “crise” para a população idosa. Acredita-se que muitas pessoas não têm condições de arcar com a aposentadoria após o afastamento do trabalho devido ao aumento da carga tributária e à falta de recursos financeiros.

A reforma do INSS afetou os aposentados, focando em como eles estão lidando com a aposentadoria e quais são suas expectativas para o futuro.

Os contribuintes do sexo masculino que tenham contribuído ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social), por 20 anos podem se aposentar desde que também tenham pelo menos 65 anos de idade. E para mulheres a idade mínima é de 62 anos de idade.

Como calcular a aposentadoria especial?

Portanto, as regras para receber os benefícios agora são sobre pontos. Você precisará atender a requisitos e condições de tratamento específicos definidos pelo INSS .

O diploma máximo está disponível para os mineiros para receber o benefício de aposentadoria depois de trabalhar por 15 anos e ter 66 anos de idade.

Atividades com grau moderado de perigo, como contato com amianto ou minas acima do solo, exigem um mínimo de 76 pontos. Funcionários experientes precisam ter 20 anos de experiência para que seja considerado "moderado" e relacionado à idade.

A idade mínima para contribuir com o plano é de 61 anos. Vinte e cinco dessas contribuições devem vir de períodos anuais que devem ser feitas por pessoa física.

Os cálculos serão feitos após a leitura das regras. A pensão especial será de 60% da média simples de todos os salários dos trabalhadores, mais 2% sobre suas contribuições anuais se atingirem 20 anos ou mais.

 

Compartilhe no Whatsapp