ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

A motivação como estratégia

6/8/2022 - Mairinque - SP

Compreender o que se sente e promover um clima agradável e positivo é uma ótima pedida para elevar o nível motivacional. Muitas pessoas possuem dificuldade em se motivar e muitos líderes não conseguem discernir quando o comprometimento da equipe favorece para as ações andarebem bem.

E essa é uma pergunta com sentido: quando se sabe que as pessoas estão motivadas?

A verdade é que existem variados níveis de motivação e alguns são suficientes para deixarnos aquecidos por um tempo, outros são leves, contudo há uma tendência de que nós mesmos avaliamos se a recompensa é suficiente para o grande custo e risco da atividade proposta.

Muito além do trabalho, estar motivado em casa, no amor, nos estudos, nos projetos, em ser voluntário como uma causa, com seus amigos, consigo mesmo é uma estrutura convencional que serve de proposta em entender nossa utilidade, gosto e prazer.

Alguns testes motivacionais geram assessments que são ótimos relatórios para apontar tendências, comportamentos e desempenho do que podem ser feito. Se está no ponto zero, havendo alguma direção a seguir já é um começo, havendo elencação do que é importante é um ótimo passo para compreender o que te motiva.

Também alguns problemas podem prejudicar sua performance no que for que você estiver realizando. A melhor maneira de ter controle dessas ações é com controles internos. Seja você sua auditoria para entender o que prejudica sua rotina, atrapalha seu tempo, aborrece-te. Use a consciência para interpretar se não há questões não resolvidas, o bom senso para com a razoabilidade em tratar de assuntos com terceiros e a estratégia como singularidade para sua vida.

Os vinkings, entre os século VIII e XI, tocavam fogo em seus barcos para motivá-los a não voltar para trás e, em botes, lutavam para conquistar o navio inimigo. Talvez a expressão "tocar fogo no barco" não nos motive como motivava os guerreiros antigos, mas a essência para o princípio parece perigosa se você é conservador, estimulante se é arrojado. Esta é uma premissa ou filosofia para se seguir se acha que não possui ingrediente para seguir frente: não tenha medo de ter nada a perder.

Um ponto filosofal está na concepção do nascimento, do espermatozóide vencedor, pois apenas um em 300 milhões de espermatozóides consegue fecundar o óvulo na criação de um novo ser humano.

Ou na adoção de histórias inspiradoras como José Aldo em "Mais Forte Que O Mundo" (Afonso Poyart, 2016), Max Trombini em "A Grande Vitória" (Stéfano Cauzzi, 2014), Hebe Camargo em "Hebe: A Estrela do Brasil" (Maurício Farias, 2019), Barão de Mauá em "Mauá - O Imperador e o Rei" (Sérgio Rezende, 1999), Milionário & José Rico em "Na Estrada Da Vida" (Nelson Pereira dos Santos, 1980), etc; ou ainda, "Nunca Deixe de Tentar" (Michael Jordan, 2009), "Cabeça Fria, Coração Quente" (Abel Ferreira e outros, 2022), "Você É do Tamanho do Seu Sonho" (Evandro Guedes, 2020), "Vivendo Como Um Guerreira" (Whindersson Nunes e Gabriel Chalita, 2021), "Sonho Grande" (Cristiane Correa, 2015), "O Sonho de Lorena" (Lorena Reginatto, 2016), "Feitas Para Duras" (Jim Collins e Jerry Porras, 1995), "A Arte da Negociação" (Donald Trump e Tony Schwartz, 1987), "A Estrada do Futuro" (Bill Gates, Peter Rinearson e Nathan Myhrvold, 1995), etc.

Nas superações diárias como em uma página no Instagram chamada O Bem News, que compartilha notícias boas, heroísmos, histórias incríveis, inspiradoras, motivacionais de pessoas comuns, desconhecidas, conhecidas, personalidades, doações, ações e o cenário que o mundo desconhece.

Não existem outros meios de superar obstáculos, a pobreza, o medo, o fracasso, a fome, o insucesso, a depressão, a solidão, as consequências pelas decisões equivocadas, a próxima tentativa, se não em modelo de amar a si mesmo e adotar a motivação como estratégia. A melhor escolha sempre será persistir em vencer, vencer e vencer.

Ao acordar, logo em seguida olhe-se no espelho e diga a si mesmo que você é capaz de driblar qualquer obstáculo, que você pode, você é demais. Elogie-se. Não tenha vergonha de se amar. Com essa ferramenta poderosa motivacional você já tem a certeza que fez muito, talvez não seja o suficiente, mas vai mudar o seu dia, e é isso que você tem que fazer todos os dias: mudar a sua vida.

Com isso, você pode raciocinar o pressentimento que o sucesso pode significar na sua vida. O segredo do sucesso só pode estar na motivação e no bem querer suficiente para realizar. Ninguém que se acostumar a vencer irá manter-se no pódio para sempre, logicamente você será ultrassado por outros, alguém poderá ser promovido para ocupar o seu lugar, todavia saiba construir relacionamentos para adaptar-se ao topo. Não se acostume, torne-se costume. Mania de campeão. O sucesso é seu o sobrenome e os vencedores querem você por perto; esse é o valor do seu legado.

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp