Presépio da Osomu já está aberto para visitação

10/12/2014 - Mairinque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Já está aberto à visitação, em frente à sede da Obra Social Municipal (Osomu), o tradicional Presépio de Natal que há muitos anos vem sendo mantido pelas primeiras damas da cidade.  A encenação do nascimento de Jesus foi montada pelo professor Osley José Viaro, com apoio da primeira dama, Elza Barcelos Merguizo. O trabalho de montagem envolve todos os trabalhadores da Obra Social.

As peças do presépio fazem parte do acervo próprio da Osomu, a maioria com mais de 40 anos de idade. “É uma montagem coletiva em que todos participam e procuram interiorizar o espírito do Natal e a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, ‘Eu vim para servir’, fundamentada no Evangelho do apóstolo Marcos”, explica Osley.

 

Família Viaro

Montado sobre uma área de 10 metros quadrados da residência na Rua Cásper Líbero, 139, em Mairinque, com cerca de 4.200 peças, o presépio da Família Viaro está aberto para visitação desde o início de dezembro. Há 74 anos, com meia dúzia de imagens alusivas à Sagrada Família e alguns animais na manjedoura, o mairinquense Osley Viaro, então com 8 anos de idade, montou seu primeiro presépio embaixo da árvore de Natal.

A tradição vem sendo mantida ininterruptamente e hoje o presépio da Família Viaro é ponto obrigatório de visita para a comunidade religiosa de Mairinque no período natalino. A cada ano o presépio ganha novas imagens e novos detalhes, com ambientes que representam as diversas passagens bíblicas. A novidade deste ano é a inclusão no presépio de um rebanho de ovelhas de argila recoberta com a lã Merino, da Patagônia.

Osley José Viaro, filho de seu Osley e curador do “Presepe di Carta”, em exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, auxilia seu pai na montagem em Mairinque. Ele explica que muitas das miniaturas utilizadas nesta edição do presépio da sua família são as mesmas empregadas na primeira montagem feita há 70 anos.

 

Presepe di Carta

Presepe di Carta é o nome do presépio inaugurado no último sábado, dia 6, no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Toda a representação, com 150 peças, faz parte da Coleção de Celso Battistini Castro Rosa, com curadoria do mairinquense Osley José Viaro. “A grande maioria dessas relíquias de papel é proveniente da Alemanha e as gravuras foram impressas entre os anos de 1890 e 1940. É uma excelente oportunidade para se conhecer essa rica coleção que está sendo exposta pela primeira vez em São Paulo”, lembra o curador.

O Presepe di Carta, Coleção Celso Battistini Castro Rosa, fica exposta até o dia 6 de janeiro no Museu de Arte Sacra de São Paulo, na Avenida Tiradentes, 676, Bairro da Luz. As visitas podem ser feitas de terça à sexta-feira das 9h às 17h e nos sábados e domingos das 10h às 18h. Os ingresso custam R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada) e nos sábados a entrada é gratuita. Visitas monitoradas podem ser feitas pelo telefone (11) 3326-3336.

 

Presépios

O termo deriva do latim praesaepe, que significa o local para onde o gado é recolhido, estrebaria, curral, estábulo. Na cultura cristã, é uma referência ao nascimento de Jesus - o local e os personagens bíblicos presentes naquele momento.

Historicamente, temos que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. O frade organizou e encenou o presépio na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua intenção foi a de explicar às pessoas mais simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. A partir do século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Compartilhe no Whatsapp