Novos Conselheiros Tutelares são empossados em Mairinque

8/1/2016 - Mairinque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O Prefeito Binho Merguizo empossou na manhã desta sexta-feira, 8, os novos conselheiros tutelares que atuarão em Mairinque no quadriênio 2016-2019. Também participaram da posse a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em exercício, Vanessa Filippini Ribeiro e o secretário municipal de Assistência Social, Douglas Guimarães Ilha.

“Parabenizo todos pela eleição e coloco a Administração Municipal como parceira para atuar no trabalho com vocês”, declarou Binho aos conselheiros.

Foram empossados Luiza Helena Camargo, Waldir Antônio Garcia, Mônica Coelho da Silva, Renata da Silva e Ezequiel Junior.

Papel do Conselheiro Tutelar

O conselheiro tutelar é um guardião dos direitos da infância e adolescência. Tem o dever de orientar os pais, ouvir reclamações, apurar denúncias de abuso e maus tratos, além de procurar a justiça caso uma criança esteja em perigo.

O Conselho Tutelar foi criado junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. É composto por cinco moradores eleitos pela comunidade onde vivem, para que a própria sociedade cuide de suas crianças.

Em Mairinque o Conselho Tutelar atende no telefone (11) 4718-5543 horário comercial ou (11) 94493-5034 plantão 24 horas.

Eleições

No dia 4 de outubro, todos os municípios elegeram os novos conselheiros tutelares, na primeira votação unificada do Brasil. Essa mudança permitiu a escolha direta e exclusiva por todos os eleitores dos municípios. Antes, o processo de escolha dos conselheiros era realizado com regras instituídas nos diversos municípios. Com isso, muitas vezes os conselheiros eram escolhidos de forma indireta. O mandato passou de três para quatro anos e a validade do mandato começa a partir do dia 10 de janeiro de 2016.

Compartilhe no Whatsapp