9ª edição da EXPOTEC atrai visitantes de Mairinque e região

8/10/2019 - Mairinque - SP


 

A 9ª edição de Exposições, Palestras e Atividades Culturais – EXPOTEC foi realizada nessa última semana na ETEC de Mairinque. Alinhado ao tema “Responsabilidade Social”, o evento contou com diversas apresentações e palestras desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio e Técnico da instituição.

O evento reuniu inúmeros visitantes, entre moradores da cidade e de outros municípios da região, além de estudantes das escolas municipais Prof.ª Maria Lúcia Bittencourt, Prof.ª Maria Helena Chesine, Prof. Horácio Ribeiro, Prof.ª Neuza Maria Bertoncello, Prof.ª Maria Ignês Blanco Abreu, Prof.ª Emília Miranda Borges, Prof.ª Sarah Mazzeo Alves, Prof.ª Thereza Caramante Chesine, Prof. Educador Paulo Freire, Gabriel Rocha e Felipe Lutfalla, que aproveitaram a visita para conhecer a unidade de ensino.

Dentre as atividades desenvolvidas no evento, os alunos de Contabilidade destacaram a atuação do terceiro setor dentro do município e como essas entidades auxiliam a população em serviços de utilidade pública.

“O terceiro setor se baseia em organizações sem fins lucrativos que prestam serviços para toda a comunidade. Através desse projeto, mostramos um pouco de cada uma dessas entidades que operam em Mairinque e a melhor forma das pessoas as apoiarem, seja através de doações ou do trabalho voluntário” explica o aluno Ederson Silva, atualmente no terceiro semestre do curso.

A turma do ensino Técnico em Logística aproveitou a feira para explicar aos visitantes a importância da logística reversa através do caminho percorrido pelo óleo de soja, desde a sua plantação em fazendas até chegar como produto nas casas, onde é usado e deve ser descartado de maneira correta para não poluir o meio ambiente. A maneira correta de destinar o lixo eletrônico, sem prejudicar o ecossistema, foi o outro destaque dessa apresentação. 

Os estudantes Daniel Henrique Martins e Beatriz Cristine Alves ressaltam que em Mairinque todas as escolas possuem postos de coleta de óleo. “Se descartada errada, a substância pode formar uma massa que obstrui os encanamentos da moradia e o que não fica preso nesse sistema, acaba chegando em rios e mares, prejudicando a vida marinha. Na cidade, o óleo pode ser levado até as escolas, para que seja reaproveitado como biodiesel”.

Pelo curso de Técnico em Química, os alunos apresentaram projetos que abordavam de maneira prática diversos conceitos da área, como a alquimia e a química forense, além de atividades que envolviam os diferentes sentidos do corpo humano e como eles se relacionam. Outros projetos apresentados pela sala na EXPOTEC foram voltados à proteção do meio ambiente, como o uso de composteiras para evitar o desperdício de resíduos alimentícios e a importância das abelhas. 

O curso de Nutrição, por sua vez, utilizou o espaço da exposição para indicar quais alimentos devem ser consumidos pelas pessoas nos diferentes ciclos da vida, buscando uma dieta saudável. Já os alunos do Ensino Médio organizaram um debate sobre “Fake News”, as notícias falsas espalhadas na internet e quais os melhores métodos de verificar os fatos.

O curso de Cozinha promoveu degustação dos pratos produzidos durante a feira. Por fim, as turmas de Administração desenvolveram apresentações sobre as mudanças causadas pela educação e contaram toda a trajetória da ETEC, desde sua criação no final dos anos 60 até os dias atuais. 

Ana Júlia Leme, ex-aluna da instituição, comentou a experiência de participar da EXPOTEC, agora como visitante. “Para mim é incrível ver esses trabalhos produzidos por todas as turmas, que juntas viraram um projeto muito bonito e que trata de temas pertinentes, como a proteção do meio ambiente. Também é importante que a escola abra as portas para a comunidade apreciar a exposição”.

Para o Diretor da ETEC, Prof. Bruno Almeida, anualmente as exposições auxiliam os alunos a aprimorarem o conhecimento adquirido em sala de aula. “Todas as edições da EXPOTEC trazem uma grande expectativa aos alunos, os principais responsáveis pelo desenvolvimento do evento, que usam o aprendizado dos cursos para que tudo dê certo. Por isso, gostaria de agradecer o esforço de cada um e também todos os visitantes que prestigiaram mais uma EXPOTEC”.

 
 
Compartilhe no Whatsapp